Jornal de Angola

Verbas para o muro aquém da solicitada

-

Negociador­es democratas e republican­os anunciaram terem alcançado um princípio de acordo sobre o muro que o Presidente dos Estados Unidos reivindica na fronteira com o México, mas cuja verba está longe da reclamada por Donald Trump.

Os representa­ntes dos dois partidos, segundo fontes citadas pelas agências noticiosas Associated Press (AP) e Efe, terão chegado a um entendimen­to provisório que prevê uma verba próxima dos 1,3 mil milhões de dólares para construir 88,5 quilómetro­s de muro, longe dos 5,7 mil milhões exigidos pelo Presidente norte-americano e que motivaram a maior paralisaçã­o parcial dos serviços federais nos EUA (“shutdown”), que durou 35 dias.

O Presidente norte-americano disse aos apoiantes em El Paso que o Governo dos EUA já construiu “uma grande parte” do muro e que agora quer “terminar” e “rápido” aquela infraestru­tura.

Contudo, a verba de 1,6 mil milhões de dólares que Trump conseguiu obter do Congresso em 2017 está a ser investida no reforço de estruturas já existentes e não para estender a vedação ao longo da fronteira.

O acordo de segunda-feira prevê uma vedação de metal ou outros tipos de novas cercas, não uma parede de betão. A vedação será construída no Vale do Rio Grande, no Texas, e o pacto inclui um montante destinado a garantir outras medidas de segurança, incluindo uma triagem avançada na entrada na fronteira, noticia a AP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola