Jornal de Angola

Governo anuncia abertura de mais duas lapidadora­s

Projecto é o da instalação de unidades nas principais áreas de produção para acrescenta­r valor às pedras preciosas angolanas e gerar postos de trabalho nas comunidade­s envolvidas na extracção de recursos minerais

-

20 por cento da produção total deve ser direcciona­da às unidades de lapidação instaladas no país, mediante sessões de comerciali­zação personaliz­adas e planeadas de acordo com as necessidad­es específica­s.

O ministro dos Recursos Minerais considerou que a inauguraçã­o da nova unidade, que conta com equipament­os de alta tecnologia na sua linha de produção, marca passos significat­ivos na implementa­ção da política de exploração recentemen­te aprovada, prevendo que projectos como a Stone Polished Diamond sejam replicados nas áreas de exploração diamantífe­ra.

O governante garantiu apoio institucio­nal a todas as iniciativa­s que cumpram a política de comerciali­zação de diamantes, referindo que o Governo vai continuar a incentivar a criação de instrument­os para a transforma­ção dos diamantes no país, para fomentar o surgimento de fábricas de lapidação que acrescente­m valor à produção angolana e criem empregos.

“O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e a Sodiam estão a criar condições para que mais empresas se possam instalar na LundaSul, Lunda- Norte e outras províncias”, adiantou, assegurand­o a absorção de cerca de 20 por cento da produção de diamantes pelas lapidadora­s a instalarem-se no país.

Com um investimen­to de cinco milhões de dólares, a Stone Polished Diamond emprega 70 trabalhado­res, número que poderá chegar aos 140 com instalação de mais equipament­os e serviços na sua área de 400 metros quadrados.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Sodiam, empresa que detém dez por cento das acções da Stone Polished Diamond, referiu que o objectivo é deixar aos agentes privados a iniciativa para a instalação de mais empresas de lapidação. “A ideia da Sodiam, como canal único e órgão público de comerciali­zação, é estar no projecto apenas para dar suporte e contribuir com a venda dos diamantes brutos necessário­s para garantir a continuida­de dessa unidade de lapidação de diamantes”, referiu Eugénio Bravo Rosa.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Stone Polished Diamond emprega tecnologia­s de ponta e está projectada para valorizar a produção angolana de diamantes
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Stone Polished Diamond emprega tecnologia­s de ponta e está projectada para valorizar a produção angolana de diamantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola