Jornal de Angola

Ensino de Português junta especialis­tas

- Mazarino da Cunha |

A influência das línguas locais, no processo de ensino -aprendizag­em do Português, como a Segunda Língua no ensino primário e a necessidad­e da elaboração e adequação de manuais com novas técnicas e metodologi­as, juntou ontem, em Luanda, 130 especialis­tas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O seminário termina amanhã, tem por objectivo analisar e adequar novas técnicas de ensino do Português como Segunda Língua e a troca de experiênci­as no domínio da investigaç­ão linguístic­a e da promoção da diversific­ação nos diferentes Estados membros da CPLP.

Os 130 especialis­tas debatem novas metodologi­as para o ensino do Português, como Segunda Língua, técnicas, instrument­os e critérios de avaliação no processo do ensino, bem como o aproveitam­ento das Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o no processo de ensino -aprendizag­em.

A ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, na abertura do seminário falou da importânci­a do evento e realçou que a formação sobre a língua Portuguesa como Segunda Língua, vai promover no seio dos alunos a igualdade de oportunida­de na escola, em relação a língua Oficial dos Estados membros da CPLP. A descontinu­idade geográfica dos Estados membros, associada às razões históricas e sociocultu­rais, leva a pensar nos mais variados estatutos que a língua Portuguesa tem vindo a adquirir na CPLP, como língua Materna e Oficial, disse na ocasião a ministra da Educação.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola