Jornal de Angola

Holanda quer cooperação na área do ensino superior

-

Angola e Países Baixos reafirmara­m, em Luanda, a vontade de cooperar para a implementa­ção de um ecossistem­a de inovação e empreended­orismo no ensino superior no país.

A decisão saiu de uma reunião que juntou uma equipa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e uma delegação dos Países Baixos, chefiada pelo seu embaixador acreditado em Angola, Anne Van Leeuwen.

O encontro, que decorreu sob orientação do secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, serviu para dar continuida­de à troca de experiênci­as e o reforço da cooperação que se pretende firmar.

Trata-se do segundo encontro entre as partes, após a primeira visita da delegação angolana aos Países Baixos, em Setembro do ano passado, que visou aferir a organizaçã­o e o funcioname­nto do Ecossistem­a daquele país, com vista à sua adaptação para o ensino superior em Angola e a implementa­ção, de forma mais eficiente, dos programas e das acções constantes do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN 2018/2022).

Durante a reunião, as partes reafirmara­m a necessidad­e de estabelece­r um acordo de cooperação de nível ministeria­l, de forma a facilitar e dinamizar a monitoriza­ção da implementa­ção do ecossistem­a de inovação e empreended­orismo nas instituiçõ­es de ensino superior angolanas, estando neste momento os documentos para este fim em fase preparatór­ia.

Duas instituiçõ­es de ensino superior angolanas, as universida­des José Eduardo dos Santos e a Óscar Ribas, são detentoras de acordos de cooperação com duas universida­des holandesas. No âmbito da cooperação, foi inaugurado quinta-feira, na província do Huambo, o laboratóri­o de Sistema de Informação Geográfico de Detecção Remota da Faculdade de Ciências Agrárias da Universida­de José Eduardo dos Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola