Jornal de Angola

Comissão prepara nova divisão administra­tiva

-

A província do Cuanza-Sul vai ter uma nova divisão política e administra­tiva, anunciou o Governo local, que criou uma comissão multissect­orial para o efeito.

A comissão, coordenada pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas, Demétrio Brás de Sepúlveda, deve apresentar uma proposta sobre a elaboração de uma nova divisão política administra­tiva da província.

Reunida na terça-feira, em primeira sessão extraordin­ária, presidida pelo governador Job Castelo Capapinha, a comissão, integrada ainda pelos administra­dores municipais, vai trabalhar para sanar eventuais conflitos de limites geográfico­s intermunic­ipais e interprovi­nciais.

A metodologi­a para a revisão da divisão política e administra­tiva da província foi fixada pela Lei 18/16, de 17 de Outubro, aprovada pela Assembleia Nacional, com vista a dirimir eventuais imprecisõe­s existentes.

Constitui objectivo principal da Lei redefinir a divisão política e administra­tiva e o modelo organizaci­onal do território nacional, de forma a garantir, no essencial, uma capacidade de resposta adequada à prestação de um serviço público mais eficiente às populações.

A província do Cuanza-Sul tem 55.660 quilómetro­s quadrados e situa-se no CentroOest­e de Angola. A província está dividida administra­tivamente em 12 municípios (Amboim, Porto Amboim, Cassongue, Conda, Ebo, Libolo, Mussende, Quibala, Quilenda, Seles, Sumbe e Wako Kungo) e 36 comunas.

Faz fronteira, a Oeste, com o Oceano Atlântico, a Norte com as províncias de Luanda e Cuanza-Norte, a Sul com o Huambo e Benguela e a Leste com as províncias de Malanje e Bié. O município com maior número de habitantes é o Sumbe, com 279.968, enquanto Mussende é o que tem menos população, 82.544.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola