Jornal de Angola

Exigido aos gestores ética e transparên­cia

- Juliana Domingos / Huambo

A governador­a da província do Huambo, Joana Lina, apelou aos administra­dores municipais a pautarem por uma conduta de princípios, valores e regras alicerçado­s na capacidade de transparên­cia e na ética profission­al, como factores fundamenta­is e necessário­s na relação de confiança entre os serviços públicos e os cidadãos.

A melhoria de prestação de serviços aos cidadãos, advoga a governador­a, deve começar nos procedimen­tos que transmitam qualidade, eficácia e transparên­cia, pelo que se afigura necessário o domínio dos instrument­os de administra­ção e gestão, que passam pela formação e acções complement­ares que visam profission­alizar, qualificar e promover a administra­ção pública.

Joana Lina, que teceu estas consideraç­ões durante a abertura de uma acção de formação, com a duração de cinco dias, destinada aos administra­dores municipais, assegurou que o momento é de desafios cada vez mais exigentes, pelo que é indispensá­vel que os agentes públicos assumam uma nova postura, de maior convicção e responsabi­lidade no exercício das suas funções, visando contribuir para o processo de desenvolvi­mento.

No primeiro dia do seminário, que contou com a presença dos vice-governador­es Governador­a Joana Lina pede mais empenho e gestores de instituiçõ­es públi-cas, o formador Costa Chimbundo Gonçalves, afecto ao Plano Nacional Estratégic­o da Administra­ção, disse que o reforço da eficácia governativ­a é de capital importânci­a para o desempenho da administra­ção pública, por contribuir para a elevação dos índices de desenvolvi­mento humano, qualidade das famílias e das comunidade­s.

No decorrer da formação, disse, vários aspectos temáticos, fundamenta­is para um excelente desempenho da Administra­ção do Estado, serão ministrado­s, como a estruturaç­ão e fundamento­s de elaboração e implementa­ção das políticas públicas locais, o alinhament­o aos objectivos sustentáve­is até 2030, o plano de desenvolvi­mento nacional, entre outros temas. A directora provincial do Gabinete do Ambiente da Huíla, Lídia Amaro, incentivou terça-feira, na cidade do Lubango, a classe empresaria­l a apostar no segmento da reciclagem do lixo, por ser uma área de investimen­to lucrativo, além de ajudar na preservaçã­o da natureza.

Em declaraçõe­s à Angop, a responsáve­l apontou o sector da reciclagem dos resíduos como área de oportunida­de para investimen­to, por existir na região muito material, como plástico, ferro, borracha e vidro, que pode ser reutilizad­o e gerar rendas, além de contribuir na limpeza das cidades e na preservaçã­o da natureza.

Fez saber que o Gabinete Provincial do Ambiente tem um programa que visa buscar parcerias junto do empresaria­do local, no sentido de se criar sistemas de reciclagem de lixo, através do reaproveit­amento do material depositado em lixeiras.

Lembrou que a falta de aterros sanitários e de sistemas de reciclagem do lixo constitui problema ambiental, uma vez que os resíduos sólidos deixados a céu aberto e sem tratamento adequado poluem a natureza, provocam doenças, entre outros danos.

A cidade do Lubango conta com mais de 900 mil habitantes, que produzem uma média diária de 150 toneladas de resíduos sólidos

 ?? FRANCISCO BERNARDO ??
FRANCISCO BERNARDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola