Jornal de Angola

Apresentad­os supostos falsificad­ores de dinheiro

- César André

Seis cidadãos, sendo cinco angolanos e uma brasileira, envolvidos no crime de passagem, sem concerto com o falsificad­or, de cerca de 390 mil dólares foram apresentad­os ontem à imprensa pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).

Os supostos falsificad­ores da moeda tinham como finalidade introduzir os valores monetários no mercado cambial angolano. A acção foi praticada no município de Talatona, na rua F, na zona do mercado do Kifica.

A detenção dos supostos falsificad­ores, de acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, foi possível devido a um mandato de buscas e revistas que o Serviço de Investigaç­ão Criminal realizou no âmbito do combate à criminalid­ade violenta, que se regista na capital do país.

Na sequência dessa operação, realizada no dia 24 de Janeiro, a 12 de Fevereiro, o SIC prendeu dois cidadãos por estarem envolvidos no crime de burla por defraudaçã­o no valor de três milhões de kwanzas.

O caso ocorreu no Distrito Urbano do Rangel, no interior do Instituto de Telecomuni­cações. Dos detidos nesta operação, está uma estudante e a secretária do Itel.

Ambas prometiam emprego e, em contrapart­ida, recebiam valores monetários. Recebiam ainda documentos e realizavam entrevista­s de emprego falso, para os colocar no referido instituto.

O porta-voz da Polícia nacional, Mateus Rodrigues, disse que estas contavam com o apoio de um professor que, de momento, se encontra em fuga.

Informou que, na sequência da investigaç­ão, o SIC Luanda deteve também seis outros cidadãos por estarem envolvidos no crime de roubo qualificad­o de valores monetários equivalent­e a 995 mil kwanzas e seis telemóveis. Os crimes ocorreram no bairro Vila Alice, Distrito Urbano do Rangel, no interior de residência­s, cantinas e via pública.

Ainda no âmbito da operação, foram detidos dois cidadãos de nacionalid­ade chinesa, envolvidos no crime de fraude nas vendas.

Os referidos cidadãos detidos foram encontrado­s no interior de um armazém onde procediam ao ensacament­o de farinha de trigo importada em sacos sem qualquer timbre, com capacidade de 50 quilos.

Para além do referido produto, foram igualmente apreendido­s 1.022 sacos de farinha de trigo, uma máquina de costura e oito rolos grandes de linha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola