Jornal de Angola

Apuramento feito na sede dos grupos

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor| Malanje

O Governo Provincial de Malanje triplicou, este ano, a verba do Carnaval, para mais de dez milhões de kwanzas.

A informação foi avançada pelo presidente da Associação Provincial do Carnaval, Quimuanga Artur, acrescenta­ndo que os preparativ­os decorrem a bom ritmo.

Outra novidade desta edição é o apuramento dos grupos para o desfile provincial na sede dos grupos, ao contrário das edições anteriores, em que decorria durante os desfiles. Este método, de acordo com Quimuanga Artur, permite evitar custos elevados para organizar o desfile provincial, tendo como vantagem o aumento dos prémios.

Quimuanga Artur informou que a lista dos grupos carnavales­cos que vão desfilar no acto provincial de Malanje vai ser divulgada depois da selecção, de entre 35 grupos, dos quais 18 da classe infantil e 17 de adultos. Quimuanga Artur disse que, embora estejam inscritos mais de 30 grupos, apenas vão ser selecciona­dos 13, para que haja “um Carnaval à altura”. Participam, ainda, quatro grupos de animação.

A associação trabalha em colaboraçã­o com o Gabinete Provincial da Cultura e com o júri, que deve descolarse às sedes dos grupos onde vai ser feita a classifica­ção.

Confirmara­m a participaç­ão no Entrudo grupos dos municípios de Kambundi Katembo, Luquembo, Mucari e Quela. O vencedor da classe A recebe um milhão de kwanzas, o segundo classifica­do tem direito a 800 mil kwanzas, e o terceiro a 700 mil kwanzas. O quarto classifica­do recebe 500 mil, enquanto o quinto 300 mil kwanzas.

Consta das inovações a anulação dos prémios de Melhor Comandante e de Melhor Corte, para permitir que sejam atribuídos prémios de participaç­ão, avaliados em 50 mil kwanzas.

Para ajudar na elaboração da indumentár­ia, cada grupo recebe 150 mil kwanzas, contra os 20 mil atribuídos na edição anterior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola