Jornal de Angola

Selecção Nacional quer melhorar o desempenho

- Teresa Luís

Mário Everdosa, Daniel Francisco, Salvador Gordo, João Duarte e Filipe Freitas (masculinos), Catarina Sousa, Lia Lima, Eliane Coelho, Rafaela Santos, Lwazi Inglês e Sebastiana Francisco (femininos) são os atletas que disputam a partir de sábado até 20 do corrente, o Zonal IV de natação, a decorrer na Namíbia, em piscina de 50 metros.

A Selecção Nacional viaja amanhã para o palco da prova e, durante cinco dias compete nas disciplina­s de natação pura, águas abertas e pólo aquático. O Zonal é disputado nas categorias de infantis, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

Melhorar o quarto lugar, e aumentar o número de medalhas da edição passada, são as metas perseguida­s pelo grupo às ordens de Cláudio Brandão. Henriques Mascarenha­s, a residir na África do Sul, e Catarina Sousa, em Portugal, falham o torneio por indisponib­ilidade académica, segundo informou a vice-presidente da federação, Ana Lima.

“Nesta prova vamos levar mais atletas. Além dos que foram convocados pelo selecciona­dor, teremos mais 15 a competir. Alguns encarregad­os de educação decidiram custear as despesas. Logo, temos mais hipóteses de melhorar a classifica­ção geral”, assegurou a dirigente.

Em 2018, no Malawi, sob comando técnico de Maria da Graça, a Selecção Nacional terminou na quarta posição da tabela classifica­tiva, com 22 medalhas, sendo (12 de ouro, oito de prata e duas de bronze. O torneio foi ganho pela Zâmbia com 26 de ouro, prata (27) e bronze (29).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola