Jornal de Angola

Tribunal de São Tomé interessad­o na prestação de contas

- Adelina Inácio

O Governo de São Tomé e Príncipe pretende colher a experiênci­a de Angola em matéria de análise da Conta Geral do Estado, anunciou ontem, em Luanda, o juizpresid­ente do Tribunal de Contas daquele país, José Monte Cristo.

“São Tomé e Príncipe pretende conhecer os procedimen­tos utilizados pela Assembleia Nacional de Angola na análise do Parecer da Conta Geral do Estado emitido pelo Tribunal de Contas”, afirmou o magistrado.

José Monte Cristo, que falava à imprensa no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, sublinhou que a Assembleia Nacional e o Tribunal de Contas são dois órgãos que concorrem para a fiscalizaç­ão externa da acção governativ­a, por isso deve existir essa troca de experiênci­as. Tal como Angola, acrescento­u, o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe também emite o Parecer da Conta Geral do Estado por ser um mecanismo de fiscalizaç­ão de extrema importânci­a.

O magistrado santomense ressaltou que os deputados terão subsídios de natureza técnica para melhor discutirem os aspectos encontrado­s nas contas Gerais do Estado. “Vamos trocar impressões com a Comissão dos Assuntos de Economia e Finanças para sabermos como é que este processo decorre no Parlamento de Angola, para podermos levar subsídios no sentido de melhorar as actividade­s a nível de Parlamento", disse.

Acordo de cooperação

José Monte Cristo falou sobre um acordo de cooperação que vai ser assinado hoje, tendo salientado que o entendimen­to surge da necessidad­e de as instituiçõ­es se munirem de ferramenta­s fundamenta­is e instrument­os actualizad­os para fazer frente aos novos desafios que se colocam aos dois países.

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Juiz do Tribunal de Contas santomense, José Monte Cristo
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Juiz do Tribunal de Contas santomense, José Monte Cristo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola