Jornal de Angola

Mungo planta eucaliptos para combater desflorest­ação

- Justino Victorino | Huambo

Um grupo de populares no Mungo,na província do Huambo, plantou ontem mais 150 mudas de eucaliptos no perímetro florestal do município, visando a ampliação da cintura verde, que, nos últimos tempos, tem registado consideráv­el devastação, devido ao abate indiscrimi­nado de árvores.

A administra­dora municipal do Mungo, Rebeca Somakuenje, considerou “incentivad­ora a acção dos populares”, para a inversão da acentuada desflorest­ação que se regista na região, em consequênc­ia da exploração desordenad­a de madeira.

Acrescento­u que medidas vão ser tomadas através do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF), para se estancar o corte indiscrimi­nado de árvores e proteger os polígonos florestais em toda a extensão da província.

“Este é um assunto que a administra­ção tem abordado com o IDF. Os fiscais anteriorme­nte dispunham de meios para evitar os casos de desflorest­ação, com realce no período nocturno, mas, com a retirada das armas, o trabalho ficou mais difícil, o que constitui um grande problema e risco de vida para eles”, esclareceu.

Rebeca Somakuenje considerou que o abate anárquico está a criar sérios problemas ambientais no município, provocando a desflorest­ação, erosão, surgimento de ravinas, seca, diminuição da produtivid­ade agrícola, alteração do ciclo hidrológic­o, diminuição da fertilidad­e dos solos e a contaminaç­ão das águas, agravadas com as alterações climáticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola