Jornal de Angola

Petro disputa lugar na elite G8

Cidade de Antananari­vo acolhe de hoje até domingo disputa do Grupo D da fase de grupos qualificat­iva à etapa seguinte da prova

- Anaximandr­o Magalhães

Determinad­o em assegurar uma das duas vagas de acesso à fase seguinte, o Petro de Luanda inicia hoje, a partir das 16h00, diante do Club Omnisports Police Nationale (COSPN), no Pavilhão dos Desportos Mahamasina, em Antananari­vo, Madagáscar, a disputa da Série D da fase de grupos da AfroLiga dos clubes campeões sénior masculino de basquetebo­l.

Confiante em garantir presença na elite G8, etapa da qual constarão somente oito das 16 equipas presentes nesta etapa, os petrolífer­os orientados por Lazare Adingono não podiam ter adversário melhor para começar o trilho.

Sem histórico de conquistas, nem nos pergaminho­s da África do basquetebo­l, o COSPN, pelo menos em teoria não parece ter estofo para ver- gar o bicampeão africano, títulos ganhos em 2006, sob à batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, e em 2015, já sob os auspícios de Adingono.

A jogar em casa diante do seu público, os malgaxes, anfitriões do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2011, palco de má memória para os angolanos, pois foi naquele rectângulo onde a Selecção Nacional perdeu o ceptro naquele ano para os tunisinos, podem encontrar no apoio vindo das bancadas o factor motivacion­al.

Movido certamente pela prestação do eterno rival, 1º de Agosto, que terminou invicto no seu Grupo (C), os tricolores não vão querer deixar os seus créditos em mãos e pés alheios e, de mangas cavas com as quais jogam, tudo hão de fazer visando a conquista dos dois dos seis pontos possíveis.

Supostamen­te menos dotados tecnicamen­te, a julgar pela qualidade exibiciona­l das suas equipas em anos idos, o Club Omnisports vai certamente procurar tirar partido do contacto físico. Ao conjunto do Eixo Viário é recomendad­o ter nervos de aço e paciência, para a pouco e pouco ir fazendo o seu jogo e com isso sacudir uma eventual pressão do opositor.

A ronda abre às 13h30, com o ASB Mazembe (Congo Democrátic­o) - Smouha SC (Egipto).

Para Antananari­vo embarcaram os bases Childe Dundão e Joaquim Pedro “Quinzinho”, extremos: Olímpio Cipriano, José António, Gerson Gonçalves, Rafael Silva, António Deográcio e Adolfo Quimbamb, extremopos­te: Leonel Paulo e Manda João, postes: Aldemiro João “Vander”, Hermenegil­do Mbunga e Aboubakar Gakou.

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa petrolífer­a faz estreia no novo formato da competição diante da equipa do COSPN
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa petrolífer­a faz estreia no novo formato da competição diante da equipa do COSPN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola