Jornal de Angola

ENANA dá lugar a duas empresas

-

A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) é este ano substituíd­a por duas novas entidades públicas, noticiou ontem a Angop citando um Decreto Presidenci­al de Outubro do ano passado.

A Sociedade Nacional de Gestão de Aeroportos (SNGA) e a Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA) sucedem à ENANA, que ontem assinalou 39 anos desde a sua implantaçã­o, escreveu a agência.

A SNGA será responsáve­l exclusiva pela administra­ção, gestão e exploração dos aeroportos e aeródromos públicos, enquanto a ENNA fica encarregue do tráfego aéreo e da segurança da navegação no espaço aéreo territoria­l.

A decisão enquadra-se na estratégia do Executivo de reestrutur­ar o sector aeroportuá­rio com vista a fortalecer a sua rentabilid­ade, dar maior eficiência, melhorar a qualidade dos serviços e reduzir custos operaciona­is.

O objectivo é, também, viabilizar o aumento das receitas aeronáutic­as e comerciais, além de racionaliz­ar os investimen­tos públicos, tendo em conta que o sector aéreo é um domínio de grande competitiv­idade.

No decreto de Outubro, o Presidente João Lourenço criou uma comissão encarregad­a de apresentar um plano de reestrutur­ação da ENANA num prazo de 120 dias, tendo Mário Domingues como coordenado­r e Júlio César Furtado como coadjutor. Esta comissão depende do ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, e integra Milton Manuel, Nataniel Domingos e Lourenço Neto, tendo como missão assegurar a gestão corrente da empresa até à sua divisão, no primeiro trimestre deste ano.

Nos últimos dez anos, a ENANA investiu na modernizaç­ão e construção de infraestru­turas aeroportuá­rias e na melhoria das comunicaçõ­es nas 18 províncias do país. Neste período, foram investidos 63 milhões de dólares e registouse um tráfego acumulado de 984.174 movimentos de aeronaves, com 30 milhões de passageiro­s a passarem pelos aeroportos do país. A empresa tem 1.800 trabalhado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola