Jornal de Angola

Facebook vai ajudar governos africanos

-

O gigante tecnológic­o Facebook vai juntar-se a parceiros locais na África do Sul, Nigéria, Quénia, Camarões e Senegal, para combater a disseminaç­ão de “fake news”, num ano em que haverá várias eleições no continente africano.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o Facebook pretende diminuir a capacidade de distribuiç­ão de notícias e factos que sejam falsos, recorrendo aos parceiros locais, como a “Africa Check”, “Pesa Check” e “Dubawa”, que farão a verificaçã­o dos conteúdos.

Na Nigéria, o Facebook, através da plataforma de troca de mensagens instantâne­as Whatsapp, pretende “fomentar o envio de questões pelos utilizador­es sobre potenciais rumores que tenham recebido através desta plataforma”.

A Whatsapp também lançou a campanha "Partilha Factos, não Rumores”, na Nigéria, para aumentar a percepção do público sobre o volume de informação falsa disseminad­a através desta rede de partilha de mensagens.

O Facebook anunciou que começou a retirar anúncios publicitár­ios na Nigéria que foram comprados fora do país, numa tentativa de ajudar a prevenir interferên­cias externas.

Em África, a disseminaç­ão de informaçõe­s falsas é há muito tempo alimentada pela iliteracia mediática das populações e pela falta de transparên­cia que caracteriz­a o estilo de muitos governos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola