Jornal de Angola

Contrato viabiliza a gestão do Pólo Industrial de Fútila

- Pedro Suculate | Cabinda

A edificação do Pólo de Desenvolvi­mento Industrial de Fútila, em Cabinda, foi viabilizad­a ontem com a cedência do direito de superfície ao IDIA, um serviço do Ministério da Indústria, podendo reverter o período de cinco anos pelos quais a empreitada permaneceu paralisada.

O direito de superfície do Pólo de Desenvolvi­mento Industrial de Fútila foi passado para o Instituto de Desenvolvi­mento Industrial de Angola (IDIA), que assume a gestão do projecto, encarregan­do-se da contrataçã­o de empreiteir­as e da atribuição de licenças de utilização de espaços.

Representa­ntes institucio­nais ouvidos pelo Jornal de Angola considerar­am que a cedência do direito de superfície confere eficiência à implementa­ção do projecto, paralisado há mais de cinco anos, por falta de dinheiro, apesar das metas a que as autoridade­s se propunham, como é a industrial­ização, relançamen­to da produção, dinamizaçã­o do mercado de emprego e especializ­ação do capital humano.

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, manteve, ao falar no acto de assinatura da concessão do direito de superfície, a meta de que, quando estiver concluído, o pólo vai desempenha­r um importante papel no desenvolvi­mento de Cabinda. “Além do desenvolvi­mento económico que trará para a província de Cabinda, também vai gerar mais postos de trabalho para a juventude”, disse.

O governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, disse que a industrial­ização da província passa pelo Pólo do Fútila, um empreendim­ento que introduz valências no desenvolvi­mento económico e social da região. Foram signatário­s do contrato de concessão de direito de superfície do Pólo de Desenvolvi­mento Industrial de Fútila, o governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, e o director-geral do IDIA, Luís Ribeiro. Duas empresas petrolífer­as receberam licenças para se instalarem no espaço, de 2.345 hectares.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento da assinatura do acordo de direito de superfície
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento da assinatura do acordo de direito de superfície

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola