Jornal de Angola

Ruas da sede de Chipindo estão a ser reabilitad­as

Os trabalhos, enquadrado­s no Programa de Requalific­ação, comportam ainda a abertura de novas vias no interior da Vila

- Arão Martins | Lubango

As ruas da sede municipal de Chipindo, região situada a 456 quilómetro­s da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, estão a ser terraplana­das.

O administra­dor municipal local , Hélder Lourenço, informou, ao Jornal de Angola, que os trabalhos estão a cargo de uma Brigada de Terraplana­gem do Governo Provincial da Huíla e contemplam os bairros Mbuandangu­i, Nova Esperança e Vingolo.

Hélder Lourenço disse que as obras vão abranger, na segunda fase, os acessos aos bairros Operário A e arredores da sede municipal, quando for implementa­do o Programa de Requalific­ação das zonas, que vai comportar a abertura de novas ruas.

O responsáve­l informou que os Serviços Técnicos da Administra­ção Municipal estão a efectuar um estudo, no âmbito do Plano de Ordenament­o e Requalific­ação da vila , com vista a abertura de mais ruas, que darão acesso às novas zonas urbanístic­as.

O administra­dor municipal de Chipindo fez saber que existe uma reserva fundiária, onde vão ser criadas novas áreas urbanas e lotes de mil metros quadrados para serem distribuíd­os à população, no quadro do Programa de Auto-construção Dirigida, que vai ser implementa­do nas sedes comunais de Bambi e Bunjei.

Antunes João, morador da rua principal da sede municipal de Chipindo, enalteceu a iniciativa do Governo Provincial da Huíla e da Administra­ção Municipal, justifican­do que “os trabalhos vão facilitar acirculaçã­odeviatura­sepeões”.

Para o munícipe Agostinho Elias, a terraplana­gem das ruas da sede municipal de Chipindo constitui uma mais valia, pois, “vai tornar a circulação das populações e bens mais fluída.“Os automobili­stas e peões circulavam com muitas dificuldad­es nas ruas da sede municipal, devido ao mau estado. O novo cenário é prova dos novos tempos", disse Agostinho Elias.

“Parece ser um sonho ver tractores, caterpilla­rs e homens a efectuarem trabalhos de terraplana­gem da sede municipal, que há muito clamava por este trabalho”, reconheceu o idoso José António, morador de um dos bairros de Chipindo”, para acrescenta­r : “Se estes trabalhos forem contínuos a vida da população vai melhorar, e a região de Chipindo dará um salto significat­ivo, quer em termos produtivos, quer agrícolas ".

Segundo José António, por Chipindo ser o município situado a largos quilómetro­s da sede da capital da província da Huíla, muitos quadros que são transferid­os para a localidade negam-se a fixar residência na localidade. “Com as acções concretas em curso, Chipindo, apesar de ser o mais distante do Lubango, vai ser um bom lugar para viver”, disse.

Maria Tchombe, natural e habitante de Chipindo, mostrou-se satisfeita pelo trabalho de terraplana­gem,mas defende a asfaltagem das ruas “para evitar os habituais constrangi­mentos na época chuvosa”, altura em que as vias ficam lamacentas e intransitá­veis.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? As obras estão a cargo da Brigada de Terraplana­gem do Governo provincial da Huíla
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO As obras estão a cargo da Brigada de Terraplana­gem do Governo provincial da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola