Jornal de Angola

Rede sanitária reforçada na sede de Caluquembe

- Domingos Mucuta | Caluquembe

A rede sanitária do município de Caluquembe, na província da Huíla, vai ser reforçada, este ano, com um novo hospital municipal público. O governador provincial da Huíla, Luís Nunes, fez o lançamento da primeira pedra para a construção da unidade sanitária, cujas obras, orçadas em 191,5 milhões de kwanzas, vão durar nove meses.

O hospital, que está projectado para internar 42 pacientes, vai ter farmácia, consultóri­os, laboratóri­os, dois blocos operatório­s, salas de parto e pós-parto, áreas administra­tiva, enfermaria­s, entre outros compartime­ntos.

O director municipal da Saúde, Gusmão da Silva, disse que se prevê o aumento dos serviços da rede sanitária do município, constituíd­o actualment­e por 27 unidades, com a construção do novo hospital.

O hospital da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), que também forma técnicos do sector, é a principal unidade sanitária na região. "Temos necessidad­e de ter mais hospitais públicos, sobretudo de primeiro nível. A unidade da Igreja Evangélica Sinodal de Angola é a única no município que dispõe de um bloco operatório", disse o director municipal da Saúde. O administra­dor municipal de Caluquembe, José Arão Nataniel, disse que, apesar de o município dispor de um centro materno-infantil, a taxa de natalidade e o cresciment­o da população justificam a inclusão dos serviços de maternidad­e no futuro hospital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola