Jornal de Angola

“Acordos com Angola estão em boa fase”

Ministros das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeir­os de Portugal discutiram ontem detalhes do programa da visita do Presidente português a Angola em Março próximo

- Gabriel Bunga

O ministro português dos Negócios Estrangeir­os, Augusto Santos Silva, garantiu ontem, em Luanda, que os acordos de cooperação entre Angola e o seu país, assinados durante a visita de Estado do Presidente João Lourenço a Portugal, estão em boa fase de execução.

Os acordos de cooperação entre Angola e Portugal, assinados durante a visita de Estado do Presidente João Lourenço a Lisboa e ao Porto, estão em boa fase de execução, garantiu ontem, em Luanda, o ministro português dos Negócios Estrangeir­os, Augusto Santos Silva, em conferênci­a de imprensa conjunta com o seu homólogo angolano, Manuel Augusto.

Augusto Santos Silva trabalha em Luanda à frente de uma delegação portuguesa a fim de preparar a visita a Angola do Chefe de Estado luso, Marcelo Rebelo de Sousa, no próximo mês.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal foi recebido ontem, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, e, de seguida, na sede do Ministério das Relações Exteriores, falou à imprensa sobre a sua visita a Angola.

Augusto Santos Silva disse que, durante a sua estada em Luanda, avaliou com as autoridade­s angolanas os acordos assinados, em Lisboa e no Porto, durante a visita de Estado do Presidente João Lourenço a Portugal.

“Hoje, fizemos o ponto da situação da implementa­ção destes acordos, registando que todos eles estão em bom andamento”, disse.

O chefe da diplomacia lusa disse que os acordos em execução “não são meros acordos diplomátic­os, mas, sim, instrument­os que materializ­am na prática a cooperação entre Portugal e Angola em vários domínios, como Educação, formação profission­al, Turismo e Informação”.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal sublinhou que os acordos referem-se também às áreas de protecção do investimen­to, protecção dos trabalhado­res e empresário­s, evitando a dupla tributação, protecção social, informação, formação de professore­s e saúde. “Todos estes instrument­os têm resultados concretos”, reforçou.

Santos Silva disse que, no encontro que manteve com alguns empresário­s portuguese­s em Luanda, ficou com a impressão de haver um forte entusiasmo dos empresário­s lusos sobre as condições e o futuro da economia em Angola.

Reunião técnica

Ainda ontem, Augusto Santos Silva participou numa reunião técnica com as equipas de coordenaçã­o dos projectos de cooperação União Europeia e Angola, geridas pela Cooperação Portuguesa, em áreas importante­s para o desenvolvi­mento de Angola, como o ensino técnico-profission­al e agricultur­a familiar.

“Pude constatar o bom andamento destes projectos e, por isso mesmo, gostaria de agradecer as autoridade­s angolanas”, disse.

Augusto Santos Silva disse que, durante a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Angola devem ser assinados novos acordos de cooperação.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal disse que a preparação da agenda do Chefe de Estado português está concluída, e que todas as condições estão criadas para que a visita esteja ao mesmo nível da visita realizada por João Lourenço a Portugal.

O ministro Augusto Santos Silva disse que “as relações entre Angola e Portugal estão em bom momento porque, num curto espaço de tempo, registaram-se vários encontros e visitas oficiais entre as autoridade­s angolanas e portuguesa”.

Incidentes no Jamaica

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal agradeceu a forma como a Embaixada de Angola reagiu ao incidente ocorrido em Portugal entre alguns cidadãos angolanos e agentes da Polícia portuguesa no bairro Jamaica. “Foi um gesto muito apaziguado­r”, disse.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse que a visita do seu homólogo português permitiu consolidar a preparação da visita de Estado do Presidente de Portugal a Angola no próximo mês.

“É o culminar de contactos bilaterais que tiveram lugar neste período em Lisboa e Luanda”, disse, sublinhado que a preparação está num bom caminho e que as condições estão criadas para que a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa correspond­a às expectativ­as criadas entre os dois países.

Manuel Augusto referiu ainda que, até 5 de Março, data prevista da visita, as duas delegações vão continuar a trabalhar em todos os níveis para que a visita decorra com normalidad­e.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse que o Turismo constitui um dos sectores na promoção de emprego para a juventude.

“Temos também a formação como um dos principais pilares e sabemos já que o novo Instituto do Desenvolvi­mento Turístico está em contacto com a sua congénere de Portugal para estabelece­rem parcerias”, disse Manuel Augusto.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel Augusto e Augusto Santos Silva analisaram os instrument­os jurídicos de cooperação
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Augusto e Augusto Santos Silva analisaram os instrument­os jurídicos de cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola