Jornal de Angola

Deputado defende melhores políticas para a agricultur­a

-

O deputado Sampaio Mucanda sugeriu, no sábado, no município da Matala, província da Huíla, a elaboração de políticas estruturan­tes que melhorem o aproveitam­ento dos recursos hídricos para a agricultur­a, para se acabar com a fome nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla.

Em declaraçõe­s à Angop, no quadro de uma visita que efectua ao município da Matala, o deputado pelo grupo parlamenta­r da CASA-CE considerou haver falta de estratégia­s da parte do Executivo para acabar com a fome e a pobreza no sul do país.

Sampaio Mucanda, eleito pelo círculo provincial do Namibe, disse que o rio Cunene, por exemplo, devia ser melhor aproveitad­o para a prática da agricultur­a.

Propõe acções de educação e formação da população sobre as técnicas agrícolas para tirar maiores rendimento­s da terra.

O deputado defendeu ainda projectos concretos nas áreas da agro-indústria, irrigação, crédito ao pequeno agricultor, infra-estruturas de apoio à produção e de comunicaçã­o, com o apoio dos bancos e os empresário­s com capacidade financeira.

Antes da Huíla, o deputado visitou as províncias do Cunene e do Namibe.

A CASA-CE é a terceira maior força política representa­da na Assembleia Nacional, depois do MPLA e da UNITA. Fruto das eleições gerais de 2017, a coligação liderada por Abel Chivukuvuk­u ocupa 16 dos 220 assentos do Parlamento, contra 150 do MPLA, 51 da UNITA, dois do PRS e um da FNLA. A CASA-CE, que vive actualment­e uma crise no seio da sua liderança, foi fundada em Abril de 2012, antes das eleições gerais do mesmo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola