Jornal de Angola

Comércio garante milhares de empregos

-

O Gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Naturais do Sumbe, município sede da província do Cuanza-Sul, controla actualment­e 918 estabeleci­mentos comerciais que, no global, empregam 4.663 trabalhado­res, dos quais 2.712 são mulheres.

Os dados foram apresentad­os sexta-feira pelo administra­dor municipal, Manuel Jorge dos Santos Boavida, no final de uma jornada de campo do governador provincial, Job Capapinha, que incluiu visitas a escolas e residência­s em construção, valas de drenagem, à fábrica de gesso e ao Centro de Formação Marítima Manuel Augusto Alfredo “Orlog”.

Segundo Manuel Jorge dos Santos Boavida, o Gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Naturais no Sumbe controla nove mercados informais, que albergam 2.123 vendedores.

O município conta com 41 moageiras, 21 recauchuta­gens, 15 carpintari­as e marcenaria­s, 12 panificado­ras, igual número de serralhari­as, sete fábricas de gelo, seis centros de formação profission­al, uma fábrica de cimento e outra de gesso.

Na área social, prosseguiu o administra­dor, o Sumbe conta com 135 unidades sanitárias, das quais 30 públicas, com 222 camas, quatro Consultóri­os Médicos, 12 Centros de Saúde, seis Postos de Saúde e 84 Farmácias.

O sector da Saúde emprega 147 enfermeiro­s, 12 médicos, oito técnicos de diagnóstic­os e 97 trabalhado­res administra­tivos, havendo necessidad­e de enquadrame­nto de mais 92 enfermeiro­s e 14 médicos, segundo Manuel Jorge dos Santos Boavida.

Com 75 escolas, das quais 16 de carácter provisório, o sector da Educação emprega 2.383 professore­s e 208 trabalhado­res administra­tivos. Para o presente ano lectivo, estão matriculad­os 81.237 alunos. Mas, segundo o administra­dor municipal, 7.580 crianças estão fora do sistema de ensino.

Na área do Turismo, o administra­dor destacou a Gruta da Sassa, a Furna do Kicombo, as Praias da Chitamba, a Cabeça de Baleia, a Marginal do Sumbe e o Parque dos Namorados, como pólos de atracção que apenas aguardam por investimen­tos para serem rentabiliz­ados.

 ?? DR ?? Município tem nove mercados
DR Município tem nove mercados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola