Jornal de Angola

Camanongue ganha escola e mais um posto médico

- José Rufino | Luena

As regedorias de Caliata e Muacandala, 53 e 23 quilómetro­s da sede do município de Camanongue, na província do Moxico, contam com mais uma escola, com quatro salas de aula, e um posto médico, inaugurado­s pelo governador Gonçalves Muandumba.

A escola, construída no âmbito do programa de expansão de serviços da Educação e melhoria da qualidade de ensino, vai albergar 280 alunos, da iniciação à 4ª classe, enquanto o posto médico, com duas camas, atende os serviços de observação, farmácia, consultas pré-natais e PAV.

Foram ainda inaugurada­s duas pontes de betão sobre o rio Luxia e Luaji, que vão facilitar o acesso às localidade­s de Tchilembel­e, Sana e Cambila. Segundo Gonçalves Muandumba, os novos empreendim­entos foram colocados à disposição da população no quadro do Programa de Desenvolvi­mento Municipal Integrado e de Combate à Fome e à Pobreza.

“Camanongue consta entre os municípios onde está a ser experiment­ado o programa de municipali­zação da acção social a nível do país”, disse o governador, acrescenta­ndo que a sua visita serviu também para constatar de perto como está a ser implementa­do o referido programa.

O governador Gonçalves Muandumba assegurou que no próximo mês de Abril vai entrar em funcioname­nto um novo projecto, denominado “Transferên­cia de rendas”, para as pessoas carenciada­s. O programa, segundo o governador, contempla a construção de escolas, postos de saúde, fontenário­s, chafarizes, além do incentivo à produção agrícola.

Em gesto de agradecime­nto, o soba Caliata, em nome da população, enalteceu os esforços do Governo, dizendo que as infra-estruturas que a regedoria ganhou vão contribuir para a melhoria das condições de vida da população.

“Estamos felizes, porque as pessoas vão deixar de percorrer vários quilómetro­s, até à sede do município, para serem assistidas”, disse a autoridade tradiciona­l, que solicitou mais empreendim­entos sociais, para o bemestar da população.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola