Jornal de Angola

Espanhóis regressam ao Hospital Geral de Luanda

-

Milhares de pessoas acorreram ontem de manhã ao Hospital Geral de Luanda, para serem observadas por especialis­tas espanhóis em oftalmolog­ia, que regressara­m ao país, quatro meses depois, para dar sequência a um programa de cirurgias a pelo menos 500 pacientes, de uma lista em que se encontram mais de 1500.

Sob os auspícios da Fundação Elena Barraquer, os médicos espanhóis realizam em Angola a quinta expedição, que deve decorrer até ao próximo dia 24, no Hospital Geral de Luanda, com apoio do Grupo Oshen, ABO Capital e Governo Provincial de Luanda.

A ministra da Saúde agradeceu a Fundação Elena Barraquer pelo apoio que tem dado à saúde ocular da população, mais precisamen­te ao tratamento das cataratas, anunciando que nesta campanha as consultas terão como prioridade os jovens, “sem deixar de lado os idosos”.

Sílvia Lutucuta reafirmou o compromiss­o do Ministério da Saúde em continuar a dar apoio estratégic­o a este tipo de missões, e garantiu que num futuro próximo o sector vai criar condições para realização de campanhas idênticas nas províncias do Cuando Cubango e Moxico.

“Por um lado estamos satisfeito­s porque os intervalos de realização dessas campanhas estão cada vez mais curtos, e por outro, pensamos que com a ajuda deste importante grupo, podemos cada vez mais apostar na formação de alguns quadros na especialid­ade de oftalmolog­ia”.

A Fundação Elena Barraquer esteve pela primeira vez em Angola no ano de 2014 e de lá para cá, já realizou 1.321 cirurgias às cataratas e tratou mais de 5.000 pacientes. Em Outubro do ano passado, realizou 250 cirurgias. Este ano, o grupo de especialis­tas integra um dos melhores oftalmolog­istas argentinos, Geraldo Valvecchia. Actualment­e estão na lista de espera, desde o ano passado, mais de 1500 pessoas para serem operadas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola