Jornal de Angola

Médicos espanhóis realizam cirurgias a cataratas

Médicos espanhóis voltaram ao país para tratar cataratas no Hospital Geral de Luanda, onde existem pelo menos 1500 pessoas em lista de espera para serem operadas até ao dia 24

- Manuela Gomes

O país dispõe apenas de 15 médicos oftalmolog­istas para atender a demanda, numa altura em que o instituto especializ­ado atendeu no ano passado 44 mil pacientes com problemas de visão, dos quais um terço padecia de cataratas e carecia de cirurgia, disse ontem, em Luanda, a ministra da Saúde.

Falando no Hospital Geral de Luanda, onde ontem teve início a quinta expedição de médicos espanhóis, afectos à Fundação Elena Barraquer, para observar pacientes com cataratas, Sílvia Lutucuta considerou a doença como uma causa que contribui para a cegueira.

Sílvia Lutucuta disse que o sector precisa colocar em cada unidade sanitária da rede primária pelo menos dois oftalmolog­istas, do leque de 30 mil médicos a recrutar em breve, com vista a ter serviços de oftalmolog­ia robusto e em bom funcioname­nto a nível dos hospitais municipais.

“A oftalmolog­ia também é uma área transversa­l e a sua intervençã­o deve começar a nível dos cuidados primários de saúde”, disse a governante que anunciou que alguns médicos oftalmolog­istas angolanos estão a ser formados no Instituto Oftalmológ­ico de Angola, em Luanda, e outros em Benguela, “mas o número ainda não é o suficiente”.

Sílvia Lutucuta acredita que no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros, a oftalmolog­ia é uma das áreas prioritári­as da qual o sector conta com o contributo da Fundação Barraquer que se propõe a oferecer bolsas de estudo para médicos angolanos, em Barcelona, onde já se encontra uma médica a especializ­ar-se em tratamento de catarata.

A catarata é terceira causa de procura de cuidados de saúde na área de oftalmolog­ia no país, disse a ministra da Saúde para quem o seu pelouro está a fazer um esforço a nível dos centros de referência de oftalmolog­ia para melhorar as condições e operar os doentes sem muita espera.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pessoas com cataratas acorreram ontem em massa ao Hospital Geral de Luanda
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Pessoas com cataratas acorreram ontem em massa ao Hospital Geral de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola