Jornal de Angola

1º de Agosto conquista Taça

Inexperiên­cia dos jogadores do conjunto da equipa afecta à Polícia Nacional facilitou tarefa dos pupilos de Paulo Macedo

- Armindo Pereira

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto revalidou o título da Taça de Angola, ao derrotar o Interclube , por 87-84, em partida disputada no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com os favoráveis, 47-43, ao intervalo, numa partida disputada até os últimos instantes.

O jogo teve um início electrizan­te, com os dois conjuntos a optarem por transições rápidas, mas muito cedo os militares assumiram as despesas do encontro, depois de alguma desconcert­ação do Interclube.

Apercebend­o-se da fragilidad­e defensiva, os rubro e negros conseguiam atrair o adversário­s para fora da zona restritiva, e assistiam o jogador debaixo do cesto em condições de finalizar a jogada.

Com o jogo controlado, a equipa afecta ao Ministério do Interior denotou alguma falta de experiênci­a e excedeu nos lançamento­s exteriores. Alberto de Carvalho "Ginguba" fez mexidas e colocou Egídio Ventura no lugar de Gerson Domingos.

O primeiro quarto foi dominado pelo 1º de Agosto, tendo vencido, por 34-14.

No período seguinte, houve uma inversão de papeis. O Interclube acatou as orientaçõe­s do seu técnico deixou o desafio mais aliciante.

Mais solta, a equipa dos polícias conseguiu reduzir a desvantage­m de 20 para apenas nove pontos, numa altura em que os militares pareciam estar sem argumentos tácticos para travar a ascensão do adversário.

As duas equipa foram para o intervalo maior, com o resultado favorável ao militares (47-43). No parcial, a equipa de Alberto de Carvalho venceu, por 30-13. Estava tudo em aberto para os períodos seguintes.

Helmer Félix, Gerson Domingos e Egídio Ventura apoiavam nas transições rápidas do Interclube. Os militares respondera­m com defesa à zona, e deste modo voltaram a distanciar-se, por 79-64.

No derradeiro quarto, o 1º de Agosto voltou a abrir uma vantagem acima da casa dos dois dígitos, mas o Interclube nunca virou a cara à luta. A dois minutos do final da partida, a vantagem dos militares chegou a ser a mínima (85-84), mas a consistênc­ia dos pupilos de Paulo Macedo foi determinan­te para garantir o triunfo, por 87-84.

Campeonato Nacional

Os quartos-de-final do Campeonato Nacional Sénior masculino de basquetebo­l, a melhor de três partidas, começam a ser disputados amanhã, às 16h00, no Multiusos do Kilamba, com o desafio entre ASA e Desportivo da Marinha, respectiva­mente, o quarto e quinto classifica­dos da fase regular da prova.

Apesar dos problemas financeiro­s que a equipa atravessa, a direcção do ASA está a envidar esforços para encontrar patrocinad­ores, no sentido de amortizar parte da dívida, de modo a motivar os jogadores nesta recta final do nacional da bola ao cesto, segundo o director técnico, Mário Ferreira.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, em Março último o responsáve­l preferiu não avançar detalhes, mas garantiu que a equipa vai terminar a presente época, embora reconheça que a má prestação da equipa esteja ligada ao não pagamento dos salários em atraso.

Por seu turno, Os marinheiro­s também sonham com um lugar na fase seguinte, de acordo com o técnico Walter Costa. A meta da equipa na presente época passa por igualar ou melhorar a quarta posição no ano transacto.

À mesma hora, o Interclube recebe no 28 de Fevereiro a Universida­de Lusíada. Duas horas mais tarde o 1º de Agosto terá pela frente o Helmarc, no Victorino Cunha, e na Cidadela, o Vila Clotilde visita o Petro de Luanda. O segundo encontro está agendado para terça-feira.

 ??  ??
 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares confirmam favoritism­o e levam décimo quinto troféu para a galeria do Rio Seco
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares confirmam favoritism­o e levam décimo quinto troféu para a galeria do Rio Seco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola