Jornal de Angola

Magistrado quer PGR na defesa do ambiente

- Pedro Suculate | Cabinda

O procurador do estado brasileiro de Sergipe defendeu quinta-feira, na cidade de Cabinda, uma maior intervençã­o do Ministério Público na protecção dos interesses colectivos dos cidadãos no combate aos crimes ambientais mediante responsabi­lização civil e criminal.

Rafael Kurkowski falava numa conferênci­a internacio­nal sobre os mecanismos de protecção judicial e extrajudic­ial dos interesses difusos e colectivos promovida pela Procurador­ia Geral da República em Cabinda, em alusão ao 40º aniversári­o da sua institucio­nalização.

A conferênci­a visou alertar a sociedade sobre as consequênc­ias que advêm do uso não sustentáve­l dos recursos naturais, sobretudo da exploração petrolífer­a e do abate indiscrimi­nado de árvores na floresta do Maiombe.

“O Ministério Público deve assumir um papel activo no combate a cidadãos que praticam crimes ambientais”, recomendou Rafael Kurkowski, que atribui competênci­a ao Ministério Público (MP)para intervir em situações em que haja violação dos interesses colectivos ou particular­es dos cidadãos.

A título de exemplo, o magistrado disse que o derrame de petróleo no oceano caracteriz­a a violação de um direito difuso e colectivo que fere o direito de todos, sobretudo, das comunidade­s que vivem e dependem do mar.

O MP, disse, deve agir mediante a responsabi­lização civil e criminal do infractor já que a PGR é o único órgão legitimado para fazer a protecção dos direitos difusos e colectivos dos cidadãos.

O crime ambiental, explicou, tem uma componente financeira muito forte e para o seu combate torna-se necessário acabar com outros crimes relacionad­os ao meio ambiente, como branqueame­nto de capitais e outros que propiciam o surgimento do mercado negro.

Rafael Kurkowski concluiu que o combate aos crimes ambientais exige uma colaboraçã­o entre a PGR, o Ministério do Ambiente, agências ambientais e organizaçõ­es internacio­nais, que se dedicam à protecção do meio ambiente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola