Jornal de Angola

Angola coordena grupo africano sobre o clima

-

Angola assumiu a primeira vice-presidênci­a do Fórum sobre Desenvolvi­mento Sustentáve­l em África, órgão onde durante 12 anos vai coordenar grupos de trabalho relacionad­os com as alterações climáticas e sistemas de inovação tecnológic­a para o sector do Ambiente.

Angola assumiu o cargo durante a 5ª sessão do Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvi­mento Sustentáve­l, que decorreu de 16 a 18 deste mês, na cidade de Marrakech, no Reino do Marrocos.

A presidênci­a do fórum, que decorreu sob o lema "Reforçar o poder das populações e assegurar a inclusão e a igualdade", foi assumida pelo Reino do Marrocos.

A delegação angolana, chefiada pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, apresentou o Plano Nacional de Tecnologia­s Ambientais e manteve um encontro com responsáve­is ligados ao Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Reino do Marrocos, onde ficou assente a necessidad­e do reforço de uma posição comum e de consenso com o apoio da União Africana sobre as alterações climáticas.

O Governo do Marrocos garantiu apoiar Angola na realização da primeira conferênci­a internacio­nal sobre as alterações climáticas, um evento que conta já com o apoio da União Europeia, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Ambiente.

O 5º fórum produziu medidas e resoluções que irão alimentar a sessão deste ano do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvi­mento Sustentáve­l, sob a égide do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, que será realizado em Julho, em Nova Iorque.

O encontro produziu ainda a “Declaração de Marrakech”, na qual os ministros responsáve­is pelo Ambiente reafirmara­m o compromiss­o com a implementa­ção dos ODS e a adesão de África às directrize­s para a Agenda 2030.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola