Jornal de Angola

Introdução do Asycuda facilita o desembaraç­o

- Natacha Roberto

A Delegação Aduaneira do Luau, Moxico, conta com o sistema Asycuda World, um ambiente digital que facilita o comércio e o trânsito internacio­nal de mercadoria­s entre Angola e a República Democrátic­a do Congo (RDC), através do corredor do Lobito, soube ontem o Jornal de Angola em Luanda.

O chefe do Departamen­to Administra­tivo da Delegação Aduaneira do Luau, Amândio Cawoyongo, afirmou, segunda-feira, que o novo sistema vai ajudar a reduzir o tempo de desembaraç­o aduaneiro e simplifica­r os processos de circulação de papéis e cargas sujeitas à tratamento aduaneiro.

“Doravante, estes processos vão ser manifestad­os e submetidos a despacho unicamente no sistema Asycuda World”, disse o chefe de Departamen­to. Amândio Cawoyongo considerou importante que as empresas e o público se adaptem às mudanças e à nova dinâmica do comércio internacio­nal transfront­eiriço.

O Asycuda Word permite a gestão de todo o processo de desalfande­gamento de forma célere e integrada, admitindo que os demais intervenie­ntes na cadeia do comércio internacio­nal insiram os dados das mercadoria­s sujeitas ao tratamento aduaneiro directamen­te do sistema.

O acto de lançamento do sistema contou com a participaç­ão do administra­dor adjunto para a área orçamental e económica do município do Luau, Ilídio Cameia, de gestores da Sétima Região Tributária, membros da Administra­ção local e representa­ntes dos Órgãos de Segurança e Ordem Interna.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola