Jornal de Angola

Mais de 500 crianças deixam de estudar debaixo de árvores

Administra­ção Municipal do Lubango entregou uma escola contruída de raiz na comunidade de Kwaua onde a carência de infra-estruturas públicas é acentuada

- Estanislau Costa | Lubango

Mais de 500 crianças do ensino primário e do I ciclo do bairro do Kwaua, arredores da cidade do Lubango, vão deixar de frequentar aulas debaixo de árvores, a partir de segunda-feira, e passarão a estudar numa escola nova, erguida de raiz e apetrechad­a com equipament­os diversos.

A infra-estrutura tem sete salas de aula, uma para os professore­s, seis quartos de banho, cantina, área de lazer e recreação, entre outros compartime­ntos.

O administra­dor municipal do Lubango, Armando Vieira, que procedeu à entrega do estabeleci­mento à Administra­ção do bairro Kwaua, exortou aos beneficiár­ios para conservare­m o imóvel e denunciare­m os actos de vandalismo que eventualme­nte acontecere­m na escola.

Armando Vieira disse que os programas de investimen­to público e de combate à pobreza têm dado lugar à criação de infra-estruturas diversas que contribuem para o bem-estar da população e a melhoria das condições de vida.

O novo estabeleci­mento de ensino possui um sistema de abastecime­nto de água e energia eléctrica gerado por uma componente solar.

O soba Francisco Calembe, que se mostrou satisfeito com a nova escola, apelou às autoridade­s para continuare­m a prestar apoios aos habitantes do bairro Kwaua, “por serem famílias carenciada­s, provenient­es de zonas de risco da cidade do Lubango.”

A entidade tradiciona­l disse ao Jornal de Angola que, só com novos projectos de impacto socioeconó­mico, é possível minimizar as dificuldad­es das famílias carenciada­s. “Precisamos de mais escolas aqui no Kwaua, energia eléctrica da rede e postes de iluminação pública, água corrente, entre outros bens.”

O soba defendeu igualmente a criação de condições para se evitar que jovens da circunscri­ção continuem a enveredar para a delinquênc­ia, pois os assaltos a residência­s e na via pública aumentaram, particular­mente no período da noite.

 ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Petizes do bairro Kwaua vão agora estudar num ambiente confortáve­l, depois de anos a frequentar­em aulas ao relento
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Petizes do bairro Kwaua vão agora estudar num ambiente confortáve­l, depois de anos a frequentar­em aulas ao relento
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola