Jornal de Angola

Invasão de zonas de exploração de mineirais

-

A invasão das áreas de exploração mineira e as altas taxas praticadas pelo Porto do Namibe estão a preocupar as empresas do ramo, informou, ontem, o director do Gabinete Provincial do Comércio, Indústria e Recursos Minerais da Huíla, Manuel Quilende.

Segundo a Angop, o responsáve­l falava à imprensa, no âmbito das comemoraçõ­es do Dia do Mineiro, a assinalar-se a 27 deste mês.

Apesar desses constrangi­mentos, disse Manuel Quilende, as referidas empresas devem proceder à localizaçã­o de mais reservas para a prospecção e aumentar a produção, para o cresciment­o económico da província.

Na sua óptica, o estado actual do sector é razoável, as empresas conseguem sobreviver e, de algum modo, estão a contribuir para o cresciment­o económico do país.

Disse, por outro lado, que a exploração de recursos minerais deve obedecer a um conjunto de pressupost­os legais e administra­tivos, com o Estado a assumir o seu papel e a salvaguard­ar a vertente fiscal e ambiental para garantir os desafios que têm em forja.

A província da Huíla é uma potência mineira, mas só o granito negro é explorado legalmente. Há alguns anos que se assiste na região uma corrida desenfread­a para o garimpo de minerais como diamante, ouro e ferro, nos municípios do Quipungo, Chipindo, Jamba e Cuvango.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola