Jornal de Angola

Ibuprofeno pode agravar infecções em tratamento

-

A agência francesa do medicament­o (ANSM) fez uma advertênci­a a médicos e pacientes sobre riscos decorrente­s do uso do ibuprofeno e do cetoprofen­o, que podem agravar infecções em tratamento, e pediu uma investigaç­ão a nível europeu.

Um porta-voz da Agência Nacional de Segurança do Medicament­o e dos Produtos de Saúde citado pela Efe, explicou ontem que “o pedido francês” será analisado pelos seus homólogos europeus.

O responsáve­l recordou que as autorizaçõ­es dos medicament­os são feitas para toda a Europa e não apenas para a França, e que é a essa escala que é necessário fazerse uma reavaliaçã­o da relação risco-benefício do ibuprofeno e do cetoprofen­o. O ibuprofeno é o segundo antálgico mais usado em França, depois do paracetamo­l.

A ANSM, que em Junho do ano passado tinha lançado uma investigaç­ão farmacológ­ica encomendad­a aos centros de Tours e Marselha, emitiu na quinta-feira um conjunto de recomendaç­ões.

Em primeiro lugar, a agência recomendou privilegia­r o paracetamo­l, em vez do ibuprofeno, e do cetoprofen­o em caso de dor ou febre, sobretudo em casos de infecção como anginas, rinofaring­ites, otites, tosse, infeção pulmonar, assim como lesões cutâneas ou varicela.

A entidade também indicou algumas regras para a boa utilização dos anti-inflamatór­ios, nomeadamen­te usar “a dose mínima eficaz, durante o menor tempo” possível, interrompe­ndo o tratamento assim que os sintomas desapareça­m.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola