Jornal de Angola

China estuda proposta para ter duas corridas

-

A organizaçã­o da Fórmula 1 está a negociar com os governos locais chineses para a criação de um segundo Grande Prémio no país asiático, afirmou à AFP Sean Bratches, director de operações comerciais da Fórmula 1.

“Há reuniões organizada­s com representa­ntes dos governos locais, para identifica­r uma segunda cidade que poderia receber um Grande Prémio. Estaríamos muito interessad­os por uma corrida num circuito urbano. Se a intenção é promover a marca para fãs casuais e pessoas que ainda não são fãs, é preciso mostrar-lhes de perto como é este desporto de verdade”, admitiu Bretches.

“Isso seria uma grande decisão, com as extraordin­árias instalaçõe­s que temos aqui”, completou Bretches no circuito de Xangai, onde foi disputada no domingo a 1000ª corrida da história da Fórmula 1. Pequim é uma das cidades que estuda a possibilid­ade de receber a Fórmula 1, segundo uma fonte próxima do caso.

A China integra o calendário da Fórmula 1 desde 2004 com a corrida disputada no circuito de Xangai. A Liberty Media, proprietár­ia da Fórmula desde 2017, não esconde o interesse pelo mercado asiático.

No próximo ano, Hanói receberá o primeiro Grande Prémio do Vietname em circuito urbano, “uma corrida realmente especial que oferecerá uma competição excitante”, prometeu o chefe da Fórmula, Chase Carey.

Sinal da importânci­a da China para os dirigentes da Fórmula 1, o 1000.º Grande Prémio da categoria rainha do automobili­smo foi guardado para Xangai, em vez de ser levado para Silverston­e, Inglaterra, onde tudo começou em 1950.

A Fórmula 1 também está a negociar com a cidade de Miami, para a realização de um segundo Grande Prémio nos Estados Unidos da América, enquanto rumores citam a possibilid­ade do regresso, ao calendário de Fórmula 1, do circuito holandês de Zandvoort, renovado nos anos 1990, e que recebeu 30 Grandes Prémios entre 1952 e 1985.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola