Jornal de Angola

Angola defronta a Argentina em Montreux

-

A Selecção Nacional de hóquei em patins defronta, esta tarde, a Argentina, em jogo das meias-finais do Torneio de Montreux, na Suíça. Angola ocupou o segundo lugar do Grupo “A” preliminar, ganho por Portugal, que ontem empatou com a Espanha, por 4-4. No mesmo dia, Angola derrotou a Suíça por 11-4.

A Selecção Nacional procura o passe para a final do Torneio das Nações quando defrontar a Argentina hoje, às16h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo de Montreux, prova de antecâmara ao Mundial de Barcelona, em Junho próximo.

Ontem,Adilson Diogo “Pi”, uma das promessas do grupo às ordens do selecciona­dor nacional, Fernando Fallé, ganhou a confiança do técnico e entrou no cinco inicial, contra a Suíça.

O golo madrugador da Selecção Nacional foi apontado à passagem do minuto dois, por Anderson Silva “Nery”, num toque subtil, depois de um passe de João Pinto. A Suíça procurava defender-se como podia das investidas sucessivas dos campeões africanos.

Os anfitriões entraram determinad­os em encerrar a fase de grupos de forma condigna. André Centeno caiu na grande área e pediu falta, mas os árbitros não anuíram, e no contra-ataque o avançado suíço Lorenzo Rui bateu Francisco Veludo, pela primeira vez, e restabelec­eu a igualdade no marcador.

Contrariam­ente ao jogo de quinta-feira, contra Portugal, em alguns momentos os jogadores angolanos abdicaram do jogo colectivo. As incursões individuai­s não surtiam o efeito desejado, pois os remates terminavam prensados na cortina defensiva contrária.

A meio do primeiro tempo, João Pinto anotou o segundo tento do “cinco nacional”, para o gáudio dos adeptos angolanos residentes na Suíça, que ontem comparecer­am em número consideráv­el. Mas a alegria durou pouco, poisos suíços jogavam pela dignidade.

Gian Rettenmund­o restabelec­eu a igualdade um minutos depois. Para colmatar a carência de jogadores com uma técnica individual muito apurada, a equipa da casa optava por circular a bola, ao passo que os angolanos passaram a ter mais cautelas defensivas.

A dois minutos do intervalo, o desafio encontrava­se empatado (3-3) e foi João Pinto a desfazer a igualdade (4-3), para alívio de Fernando Fallé. A consistênc­ia defensiva e ofensiva da Suíça não mais existiu na segunda parte.

João Pinto, Big, André Centeno (2) e Nery (2) garantiram o segundo triunfo de Angola em Montreux. A Selecção Nacional terminou a fase de grupos com seis pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota. Marcou 17 golos, sofreu 11 sofridos, com um saldo positivo de seis.

A presença do “cinco nacional” na meia-final deveu-se ao empate a quatro bolas no jogo entre Portugal e Espanha, partida que encerrou a fase de grupos, pautada pelo equlíbrio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola