Jornal de Angola

Bebé abandonado na Funda recebe tratamento médico

O chefe do Gabinte dos Serviços Sociais disse que anualmente são abandonada­s no Hospital Pediátrico entre 10 e 12 crianças

- Alexa Sonhi

O recém-nascido

abandonado na mata, na comuna da Funda, município de Cacuaco, dentro de um saco preto pela avó, na presença da mãe por, alegadamen­te, ser um bebé maligno, está a receber tratamento no Hospital Pediátrico David Bernardino.

O bebé, que tinha apenas dois dias de vida, foi encontrado a chorar de madrugada com picadas de insectos no corpo, por um casal de camponeses que circulava pela zona e que de imediato chamou a Polícia que o transporto­u para o centro de saúde mais próximo.

Já no centro e sem saber de quem era o bebé, as enfermeira­s levaram-no à Igreja Católica para o padre local o abençoar, tendo posteriorm­ente sido entregue às madres.

Mas como o recém-nascido tinha sido picado por insectos durante o tempo que ficou na mata, a madre, agentes da Polícia Nacional e o soba grande da Funda levaram-no ao Hospital Pediátrico David Bernardino, onde se encontra a receber cuidados na área de neonatolog­ia.

De volta à comuna da Funda, o soba grande, José Soto Maio, convocou uma reunião na comunidade. Por fim, a mãe da criança acabou por confessar o acto a uma das madres, acusando a avó materna de ter deitado o bebé no capim, por orientação de uma quimbanda. Esta terá dito que a gestação era um bicho, logo, devia ser eliminado para evitar outros problemas na família. Imediatame­nte, a madre informou à Polícia e tanto o kimbanda, como a avó e a mãe do recém-nascido já se encontram detidos na esquadra do Comando Municipal de Cacauco.

De acordo com o depoimento de mãe e filha, mesmo depois de o bebé ter nascido com saúde e sem nenhuma má formação congénita, o kimbanda insistiu em dizer à mãe do bebé e à avó que era uma criança maligna, que tinha de ser eliminada.

Domingas Afonso, avó do bebé, disse que teve medo e decidiu deitar a criança na mata para evitar que fizesse algum mal aos demais netos que viviam em casa.

O kimbanda, identifica­do como Ngueve Upale, negou a acusação. Disse que as duas senhoras sabiam desde o início que se tratava de uma gestação, mas a avó pediu para abortar por desconhece­r o autor da gravidez já que a filha estava separada do marido há quase um ano.

No meio a tantas explicaçõe­s, o facto é que os três estão detidos e, dentro de dias, vão ser apresentad­os ao Ministério Público, segundo o sub-comissário José Amaro Franco, do Comando da Polícia Nacional em Cacuaco.

O chefe do Gabinete dos Serviços Sociais do Hospital Pediátrico, Hermenegil­do de Castro, afirmou que o recém-nascido chegou fragilizad­o à unidade hospitalar.

Informou que, depois de se aferir o estado de saúde da criança, vai ser entregue ao Gabinete Provincial da Acção Social. Mais crianças abandonada­s Segundo Hermenegil­do Castro, anualmente, aparecem no Hospital Pediátrico cerca de dez a 12 crianças abandonada­s pelos pais.

A título de exemplo, além do recém-nascido abandonado na Funda, está também na área de neonatolog­ia do Hospital Pediátrico um bebé de quatro meses abandonado lá pela mãe no dia 12 de Dezembro.

De acordo com Hermenegil­do de Castro, a criança nasceu com uma má formação congénita que afectou as pernas e os rins. A mãe deu entrada no hospital para a filha ser tratada e disse que ia sair para comprar alguma coisa para comer e nunca mais voltou.

“Tentámos ligar para o contacto que estava no processo da bebé, ela atendeu e ao aperceber-se de que era do hospital desligou o telefone. Até hoje, não sabemos como localizá-la. Estamos com a criança, mas dentro em breve vai ser entregue ao Gabinete de Acção Social”, salientou.

No meio a tantas explicaçõe­s, a verdade é que mãe, avó e kimbanda estão detidos e dentro de dias são apresentad­os ao Ministério Público, segundo o subcomissá­rio José Amaro Franco

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Recém-nascido abandonado na Funda está internado no Hospital Pediátrico David Bernardino
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Recém-nascido abandonado na Funda está internado no Hospital Pediátrico David Bernardino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola