Jornal de Angola

Adolescent­es suspeitos de matar a jornalista

-

Dois adolescent­es, de 18 e 19 anos, foram detidos por suspeitas de estarem relacionad­os com o homicídio de Lyra McKee, na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, na noite de quintafeir­a, refere a Polícia da Irlanda do Norte em comunicado citado ontem pelo Mirror. Os dois homens foram detidos ao abrigo da legislação antiterror­ista.

A jornalista Lyra McKee, de 29 anos, foi atingida por uma bala quando observava os motins que decorriam naquela área entre o “Novo IRA”, uma facção que nunca aceitou o acordo de paz e a entrega das armas alcançado em 2005, e a Polícia em Derry. O incidente já foi classifica­do pelas autoridade­s como “terrorista”.

Informaçõe­s de testemunha­s ao Mirror davam conta que uma figura encapuzada parou no fim de uma estrada e disparou para o local onde se encontrava a jovem. As pessoas começaram todas a correr, mas um dos tiros acertou em Lyra. Logo após a morte Mark Hamilton, o vicechefe da Polícia da Irlanda do Norte, referiu numa conferênci­a de imprensa que a Polícia crê que o ataque foi levado a cabo por “dissidente­s republican­os violentos”. “A nossa avaliação de momento é que os responsáve­is deverão ser elementos do “Novo IRA” e isso é a nossa principal linha de inquérito”, revelou.

Lyra McKee era uma jornalista respeitada e admirada, tendo sido eleita uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos pela Forbes na categoria de media na Europa em 2016. A sua paixão, descrita pela revista, era “escavar” assuntos que não interessav­am a outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola