Jornal de Angola

Governo quer eficácia no combate à droga

-

A Polícia Judiciária (PJ) sãotomense apreendeu, em 2018, 23 quilos de cocaína, quatro de heroína e 12 de liamba em operações de combate ao tráfico e consumo de drogas, indica um estudo a que a Lusa teve ontem acesso.

O documento, mandado elaborar pelo Ministério da Justiça, Direitos Humanos e Administra­ção Pública, refere o envolvimen­to nos crimes de cidadãos com idades entre 22 e os 62 anos, nacionais e estrangeir­os e de ambos os sexos. A maioria desses cidadãos foi detida no aeroporto de São Tomé, uns em trânsito e outros que pretendiam entrar no país.

Fonte da Polícia Judiciária disse à agência Lusa que “os cidadãos implicados no tráfico de drogas encontram-se detidos”, estando os processos a “decorrer os seus termos nas instâncias judiciais”.

O estudo alerta ainda para o perigo que esses números representa­m para o pequeno país, em matéria de tráfico e consumo de drogas, e revela igualmente o que considera como “exagero no consumo de bebidas alcoólicas quer pelos adolescent­es, jovens, homens e mulheres”.

A ministra da Justiça, Direitos Humanos e Administra­ção Pública, Ivete Correia, numa palestra realizada a 26 deste mês para assinalar o dia internacio­nal de combate ao uso, abuso e tráfico de estupefaci­entes, referiu a necessidad­e de se dar “uma atenção muito especial” ao problema da droga no seu país.

“São Tomé e Príncipe é um país em que a maioria da população tem menos de 35 anos, representa­ndo 78,9 por cento. Daí que uma atenção muito especial deve ser dada para garantir um futuro melhor dos nossos jovens”, referiu a ministra.

O Governo considera a situação “grave” e anunciou, por isso, algumas medidas para a prevenção e combate ao tráfico e consumo de drogas no árquipélag­o.

 ?? DR ?? Ministra da Justiça e Direitos Humanos, Ivete Correia
DR Ministra da Justiça e Direitos Humanos, Ivete Correia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola