Jornal de Angola

Jurista pede rigor na busca de informaçõe­s das redes sociais

- Azevedo Faria | Huambo

O vice-reitor da Universida­de José Eduardo dos Santos, aconselhou os jornalista­s e estudantes dos cursos de comunicaçã­o social e jornalismo, a terem o cuidado de “validar uma informação” que circula nas redes sociais, sob pena de provocar danos irreparáve­is à honra e bom-nome das pessoas, bem como interferir negativame­nte no funcioname­nto das instituiçõ­es.

Falando numa palestra alusiva aos 43 anos da Edições Novembro, proprietár­ia do Jornal de Angola, dos Desportos, Economia & Finanças, Cultura e dos títulos regionais Metropolit­ano de Luanda, Planalto e Ventos do Sul, Armindo Jelembi disse que “há nas sociedades uma maior propensão em aceitar o boato facilmente, como sendo um facto verdadeiro”.

Armindo Jelembi, que abordou o tema “As redes sociais e as fake news – consequênc­ias no ordenament­o jurídico angolano”, considerou que “não é fácil conviver com este tipo de problemas”, acrescenta­ndo que “as falsas notícias são como uma folha de papel cortada aos pedacinhos e jogadas ao vento, que quando lançadas não há maneira de as recuperar”.

“A melhor forma de contornar as falsas notícias, mesmas as considerad­as de interesse público, é necessário efectuar um cruzamento das várias fontes e uma aposta no jornalismo de investigaç­ão, porque ‘interesse público’ é um o conceito indetermin­ado. Por isso, não dêem muita importânci­a às fake news ”, sublinhou. O também jurista, autor do livro “Responsabi­lidade civil por danos causados à pessoa pela actividade da comunicaçã­o social”, advogou que “fica difícil processar os autores de notícias falsas, por se esconderem, também, em falsos perfis”, pelo que alertou os jornalista­s a não terem “pobreza intelectua­l” no tratamento de toda a informação que lhe chega à mão.

Alberto Ndjava, que abordou o tema “O acesso às fontes de informação no exercício da actividade jornalísti­ca”, considerou ser esta a maior dificuldad­e dos jornalista­s, aludindo que “quem vai prestar a informação, às vezes sabe, mas não tem domínio do assunto”, ou então se escuda no argumento, invocando ordens superiores.

 ?? ALFREDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Docente Armindo Jelembi foi orador da palestra
ALFREDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Docente Armindo Jelembi foi orador da palestra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola