Jornal de Angola

Proposta de empate favorece ambição de ambas as selecções

- Honorato Silva | Suez

Quénia e Senegal podem jogar, hoje às 20h00 no Cairo, para o empate, na derradeira jornada do Grupo C da Taça de África das Nações em futebol, que decorre até 19 de Julho, no Egipto.

Igualados a três pontos na tabela classifica­tiva, atrás da já apurada Argélia, quenianos e senegalese­s têm a possibilid­ade de gerir o desfecho do desafio em benefício de ambas as selecções, na disputa do apuramento para os oitavos-de-final, pois os quatro melhores terceiros disputam, pela primeira vez, a segunda fase da prova.

Em teoria, os Leões da Teranga, orientados por Aliou Cissé, uma das referência­s dos senegalese­s no brilharete assinado no Mundial do Japão e Coreia do Sul, em 2002, são favoritos à vitória, mas a prática mostra que os quenianos, comandados por Sébastien Magné, vieram às terras dos faraós dispostos a não ficar pela contemplaç­ão das pirâmides de Gizé e a imponente esfinge.

Nas duas rondas anteriores, o Senegal derrotou a Tanzânia, 2-0, e perdeu frente à Argélia, 0-1, enquanto o Quénia foi derrotado (0-2), na estreia, pela Argélia, e venceu (32) a Tanzânia, num dos jogos mais disputados da competição.

Marasi Patrick; Joseph Okumu, Abud Omar, Mohamed Musa e Erick Ouma; David Owino, Masika Ayub, Johanna Omolo, Francis Kahata, Victor Wanyama e Michael Olunga formam a equipa base do Quénia. No Senegal, a preferênci­a para as primeiras escolhas recaem a Edouard Mendy;Kalidou Koulibaly, Youssouf Sabaly, Moussa Wague e Cheikhou Kouyate; Alfred Ndiaye, Krepin Diatta, Papa Ndiaye, e Mbaye Niang; Sadio Mané e Keita Baldé.

Raposas relaxadas

No outro jogo do encerramen­to da série, a Argélia, livre de qualquer pressão, face ao apuramento antecipado, entra focada na gestão da equipa, diante da Tanzânia, às 20h00, no Cairo, a pensar na segunda fase.

Obrigados a vencer estão os tanzaniano­s, que ainda podem seguir para os oitavos, com um triunfo. Apenas dois dos seis grupos ficarão limitados a duas selecções, no caso os que tiverem o terceiro colocado com menos de três pontos.

Os Taifa Stars da Tanzânia, às ordens do nigeriano Emmanuel Amuneke, podem sair de inicio com Aishi Manula; Gadiel Kamagi, Erasto Nyoni, Kevin Yondani e David Mwantika; Hassan Ramadhani, Mudathir Abbas e Mbwana Samatta; Thomas Ulimwengu, Saimon Msuva e Faridi Mussa.

Izzeddine Doukha; Aissa Mandi, Mehidi Taharat, Rafik Halliche e Amir Bensebaini; Sofiane Feghouli, Riyad Mahrez e Adlane Guedioura; Ismael Bennacer, Youcef Belaili e Baghdad Bounedjah são opções para a equipa mesclada de Djamel Belmadi, nas Raposas do Deserto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola