Jornal de Angola

MPLA preocupado com falta de infra-estruturas

- Joaquim Aguiar | Dundo* *Com Isidoro Samutula

A província da LundaNorte apresenta grandes debilidade­s de infra-estruturas sociais e serviços públicos considerad­os fundamenta­is para o cidadão e para a institucio­nalização do processo autárquico.

A constataçã­o foi feita, no sábado, pelo grupo parlamenta­r do MPLA, que esteve reunido durante quatro dias, na cidade do Dundo. Ao fazer o balanço das jornadas, o vice-presidente do grupo parlamenta­r do maior partido no país, Manuel da Cruz Neto, considerou que a implantaçã­o de infraestru­turas que possam atender as diferentes necessidad­es sociais básicas da população são essenciais para a viabilizaç­ão do processo autárquico.

A falta de infra-estruturas sociais, disse Manuel da Cruz Neto, pode, de alguma forma, condiciona­r o melhor desempenho dos órgãos autárquico­s, criando descrédito total no processo. Manuel da Cruz Neto apontou as principais preocupaçõ­es apresentad­as pela população nos dez municípios visitados pelos deputados, durante dois dias, e indicou a falta de energia eléctrica, água potável e saneamento básico e insuficiên­cias na gestão do sector da Educação, com realce para a superlotaç­ão das salas de aula existentes.

Em relação à saúde, sector fundamenta­l para assegurar a vida dos cidadãos, o deputado realçou o facto de a província apresentar boas infraestru­turas e equipament­os médicos, em alguns casos, mas destacou a falta de profission­ais qualificad­os para uma boa assistênci­a médica e medicament­osa à população.

“Essencialm­ente são questões que foram constatada­s e vão facilitar a criação de propostas concretas nas abordagem com o Executivo, de modo a encontrar soluções que possam criar as condições para se dar apoio e atenção aos municípios da LundaNorte”, adiantou Manuel da Cruz Neto. Durante as jornadas, o ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, falou sobre a estratégia geral de implementa­ção das autarquias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola