Jornal de Angola

Dívida vai ser paga até Dezembro

- Diogo Paixão / Havana

A dívida de Angola a Cuba vai ser paga até Dezembro, revelou ontem, em Havana, uma fonte do Ministério das Finanças.

Segundo a fonte, Angola tinha uma dívida de 204 milhões de dólares, tendo sido pago até ao momento 60 por cento deste valor.

A maior parte da dívida está relacionad­a com serviços que especialis­tas cubanos prestam no domínio da saúde e formação de quadros.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, considera que a dívida com Cuba “já não é um assunto de discussão”.

“A dívida angolana não é um assunto litigioso. É algo que está a ser tratado de forma normal”, assegurou o ministro, que ressaltou “o carácter histórico” da visita do Presidente João Lourenço a Cuba, a primeira desde que assumiu o poder em Setembro de 2017.

“Não é apenas uma visita de Estado, é também uma visita especial e singular”, referiu, sublinhand­o que as relações entre os dois países sairão mais reforçadas e vão reflectir as mudanças que ocorrem nos dois países. O chefe da diplomacia angolana referiu que a cooperação bilateral pode atingir outros patamares, tendo destacado o avanço de Cuba em muitas áreas do saber e do conhecimen­to, particular­mente nos domínios das ciências médicas e da indústria farmacêuti­ca.

Angola, disse o ministro, pretende ter cadeias de produção de medicament­os essenciais e a cooperação com Cuba neste domínio pode ser fundamenta­l. “Há um potencial a ser explorado e que vai transporta­r a nossa relação com Cuba além daquilo que até ao momento tem sido tradiciona­l”, referiu.

Anunciou que serão assinados alguns instrument­os jurídicos para conformar os já existentes, tendo destacado os sectores da Saúde, Educação e Ensino. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Angola deseja também estabelece­r cooperação nas áreas de investigaç­ão científica e da pequena e média indústria.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola