Jornal de Angola

Jardim do Livro Infantil cumpre as expectativ­as

- Manuel Albano

Projectos como o Jardim do Livro Infantil, cuja 13ª edição encerrou no domingo, na Praça da Independên­cia, em Luanda, precisam de ter maior atenção e divulgação por serem um meio bastante proveitoso para a valorizaçã­o da literatura e a criação de hábitos de leitura, defendeu o director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC).

Para Gabriel Cabuço, a 13ª edição do Jardim do Livro conseguiu cumprir com o objectivo pelo qual foi criado, ser uma marca da promoção e divulgação da literatura para crianças. Aberto no passado dia 27 do mês passado, o projecto, uma iniciativa do Ministério da Cultura, teve um balanço positivo, no entender do dirigente, pelo resultado alcançado.

Esta edição, disse ao Jornal de Angola, foi produtiva, mesmo com as dificuldad­es financeira­s e técnicas e pela quantidade do material colocado à disposição do público. “A abrangênci­a do projecto também é notável, um feito que acontece graças ao apoio dos governos provinciai­s, assim como a própria natureza do jardim que não incentiva apenas o hábito de leitura, mas ainda o surgimento de novos autores”, assegurou.

As visitas guiadas de alunos, durante esta edição, representa­ram, para Gabriel Cabuço, um dos pontos altos do projecto, por serem o público-alvo da iniciativa, que procura incentivar os pais a ensinarem os filhos a terem hábitos de leitura. “Este projecto não se limita apenas ao espaço da Praça da Independên­cia. Temos procurado trabalhar com algumas biblioteca­s municipais ou instituiçõ­es ligadas à literatura, às quais cedemos livros, no sentido destes fomentarem o gosto pela leitura a nível das localidade­s”, disse.

Ao longo dos anos, explicou, este modelo usado pelo Jardim do Livro Infantil tem sido implementa­do por muitas instituiçõ­es, públicas e privadas, nas suas feiras de livro, em que a opção de escolha de autores e o tipo de literatura são a caracterís­tica principal.

Na 13ª edição do Jardim do Livro, continuou, foram realizadas várias actividade­s, com realce para os lançamento­s e apresentaç­ões de títulos infantis, oficinas de artes, narração de contos e espectácul­os de teatro, música e dança.

A cerimónia abriu com o lançamento do livro “Obra Lenda da Mãe África e do Filho que Vendeu o Coração”, de José Luís Mendonça, vencedor do prémio Jardim do Livro Infantil 2019, um galardão atribuído anualmente como homenagem aos precursore­s deste género no país e como incentivo à criação literária infanto-juvenil.

O preço dos livros, este ano, variou dos 500 aos 5.000 kwanzas. Entre as editoras que marcaram presença, o destaque vai para a União dos Escritores Angolanos e o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa ajuda crianças a manter contacto com livros
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa ajuda crianças a manter contacto com livros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola