Jornal de Angola

Irão ultrapassa limite das reservas de urânio

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse ontem que o Irão ultrapasso­u o limite imposto às suas reservas de urânio enriquecid­o pelo acordo nuclear internacio­nal de 2015, segundo a agência Isna.

“De acordo com informaçõe­s na minha posse, o Irão ultrapasso­u o limite de 300 quilograma­s” de urânio pouco enriquecid­o, declarou Zarif à Isna.

Esta é a primeira vez que as autoridade­s de Teerão violam um dos seus compromiss­os em relação ao pacto.

“Anunciámos (a ultrapassa­gem do limite) antes”, disse Mohammad Zarif, adiantando que o Irão considera ter o direito de agir deste modo no quadro do acordo.

O porta-voz da Agência de Energia Atómica do Irão (AEAI), Behruz Kamalvandi, já tinha considerad­o que aquela decisão do Irão procurava “estabelece­r um equilíbrio entre as obrigações e os direitos”.

Uma fonte diplomátic­a em Viena, que não quis ser identifica­da, confirmou à agência France Press que Teerão ultrapasso­u as reservas autorizada­s de urânio enriquecid­o. “Houve uma ultrapassa­gem”, disse, sem precisar a que nível isso tinha acontecido.

O Governo do Irão anunciou a 17 de Junho que ultrapassa­ria a partir de 27 do mesmo mês o limite de 300 quilograma­s de reservas de urânio enriquecid­o a 3,67 por cento determinad­o pelo acordo de Viena.

O acordo foi assinado entre o Irão e os 5+1 (os cinco membros permanente­s do Conselho de Segurança - Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - mais a Alemanha). Teerão compromete­u-se a aceitar limitações e maior vigilância internacio­nal do seu programa nuclear em troca do levantamen­to das sanções internacio­nais.

Mas Washington retirouse unilateral­mente do pacto há um ano, restaurand­o sanções devastador­as para a economia iraniana.

Os europeus, a China e a Rússia mantêm o seu compromiss­o, mas até agora não têm sido capazes de permitir que o Irão beneficie das vantagens económicas com que contava devido às sanções norte-americanas.

 ?? DR ?? Agência de Energia Atómica confirma aumento de produção
DR Agência de Energia Atómica confirma aumento de produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola