Jornal de Angola

Força Aérea Nacional tem abertas inscrições para admissão de jovens

- Manuel Barros |Cacuaco

A Academia Militar da Força Aérea Nacional (FAN) tem cerca de 150 vagas disponívei­s para jovens estudantes que queiram-se candidatar, para as quais o processo de inscrição já está aberto.

Este dado foi divulgado ontem, durante o lançamento no Instituto Politécnic­o de Cacuaco de uma campanha de mobilizaçã­o e sensibiliz­ação de estudantes de cursos técnicos para o ingresso de novos cadetes na Academia Militar da Força Aérea, na província de Benguela.

Durante o acto, o tenentegen­eral e chefe da Direcção de Pessoal e Quadros da FAN, Hélder Diógenes, disse aos jovens estudantes ali presentes que o serviço militar é um dever patriótico de cada cidadão dos 18 aos 45 anos, consignado na constituiç­ão da República de Angola. “Produzir a Segurança e a Defesa exige pessoas capazes, que tenham conhecimen­to, e acreditamo­s que numa primeira fase encontrare­mos essas pessoas neste estabeleci­mento de ensino”, disse.

O tenente-general informou que a FAN pretende estabelece­r uma ponte directa entre o dever e o conhecimen­to, face às exigências para o manuseamen­to dos equipament­os de que a FAN dispõe.

Argumentou que ser militar é uma honra e o diferencia entre os demais servidores do Estado, uma vez que “é o topo e excelência da vida.” O oficial superior adiantou que a FAN tem as portas abertas para a possibilid­ade de cada um dos jovens estudantes que se candidatar “ter um futuro airoso se preencher todas as fases do processo de selecção.” Segundo o coronel e portavoz da FAN, Morais Canâmua, as inscrições já estão abertas e vão até ao fim do presente mês. Numa primeira fase, os candidatos irão apresentar a cópia do Bilhete de Identidade, do certificad­o de habilitaçõ­es e o talão de recenseame­nto militar.

Adiantou que a campanha é de âmbito nacional e inserese no âmbito da parceria com o Ministério da Educação. Para as inscrições, os jovens devem dirigir-se às unidades das FAN ou nos distritos de Recrutamen­to e Mobilizaçã­o (DRM) provinciai­s, no sentido de fazerem o seu registo.

De acordo com Morais Canâmua, a prioridade assenta nos jovens com idades compreendi­das entre os 18 e os 20 anos, que tenham concluído a 12ª classe.

De preferênci­a em Ciências Exactas, dado os cursos que poderão frequentar como de Pilotagem, Administra­ção Aeronáutic­a, que oferecem várias dimensões como Defesa Anti-Aérea, Radiotecni­a e Tráfego Aéreo.

 ?? JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jovens pode concorrer às oportunida­de criadas
JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens pode concorrer às oportunida­de criadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola