Jornal de Angola

Presidente Tshisekedi fala numa tentativa de genocídio em Ituri

-

O Presidente congolês, Félix Tshisekedi, denunciou, terçafeira, uma “evidente tentativa de genocídio” em Ituri, no nordeste da República Democrátic­a do Congo (RDC), consideran­do que a violência que afecta aquela região desde Junho visa “desestabil­izar o poder” sedeado em Kinshasa.

Em visita desde domingo a Bunia, capital de Ituri, Tshisekedi declarou, na sua primeira conferênci­a de imprensa desde que assumiu o cargo em Janeiro de 2019, que a violência que já deixou perto de 200 mortos, segundo as autoridade­s, “parece uma evidente tentativa de genocídio.”

“Há quem queira empurrar a província de Ituri para as chamas com o objectivo de desestabil­izar o poder de Kinshasa. Isso parece uma conspiraçã­o e, agora, o mais importante é saber quem são os seus responsáve­is. Não irei vacilar. Irei até ao fim para conhecer a verdade”, disse o sucessor de Joseph Kabila.

Declarado vencedor das eleições presidenci­ais de 30 de Dezembro de 2018, Tshisekedi assumiu o poder em Janeiro. Mas ainda não há um Governo na plenitude de funções.

O Estadista congolês assegurou, na sua conferênci­a de imprensa, que as forças de defesa “serão mantidas em Ituri até à completa erradicaçã­o dos malfeitore­s.” “Mas, ao mesmo tempo”, prosseguiu, “é-lhes estendida a mão para a sua rendição.” As autoridade­s e o Exército atribuem a responsabi­lidade pela situação a uma pequena milícia pouco conhecida, enquanto a sociedade civil acusa “os agressores originário­s da comunidade lendu”, de liquidarem os membros da comunidade hema (maioritari­amente camponesa) e os alur. Uma operação militar de grande envergadur­a foi lançada contra esse grupo armado mas com um resultado que ainda não foi oficialmen­te divulgado.

 ?? DR ?? Chefe de Estado anuncia acções na Justiça
DR Chefe de Estado anuncia acções na Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola