Jornal de Angola

Novo título “Kauyka” durante o FestiKongo

-

Com vista à divulgação das línguas nacionais, a escritora Ana Maria de Oliveira lança sábado, às 15h00, no Largo António Agostinho Neto, em Mbanza Kongo, a edição kikongo da colecção de livros infantis “Kauyka”.

O acto de lançamento de “Kauyka”, agora em kikongo, insere-se nas festividad­es do FestiKongo, que começa amanhã e decorre até domingo, nas cidades de Mbanza Kongo e Soyo, assim como saúda os 20 anos desde a publicação do primeiro título, “Nasceu a Kauyka”.

Ana Maria de Oliveira, que segue hoje a Mbanza Kongo, numa delegação ministeria­l chefiada pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, considerou a colecção, com cinco títulos, essencial para a divulgação e valorizaçã­o das línguas nacionais.

“As línguas nacionais têm uma grande importânci­a, como factor de identidade e cultura de um povo” afirmou. Até ao momento, acrescento­u, a colecção foi editada nas línguas kimbundu, umbundu, kikongo, cokwe, ngangela e oshikwanya­ma. No prelo, estão ainda as edições em kuvale, nyaneka e ibinda.

A colecção “Kauyka” surgiu, inicialmen­te, em língua portuguesa, com os títulos “Nasceu a Kauyka”, “Kauyka já Engatinha”, “Kauyka dá os Primeiros Passos”, “Kauyka tem um Irmão” e “Kauyka vai à Escola”, no intuito de educar a sociedade sobre os cuidados a ter com as crianças.

O maior objectivo do projecto “Kauyka”, disse a autora, é permitir o acesso das crianças às leituras complement­ares, em línguas nacionais, dada a sua inserção no sistema regular de ensino e a facilitaçã­o de falantes dessas línguas.

Ana Maria de Oliveira é uma das escritoras angolanas que se dedica à literatura infantil, privilegia­ndo as primeiras idades de leitura. Além de escritora, é educadora social e antropólog­a. Natural de Luanda, licenciou-se na Universida­de Nova de Lisboa e é doutoranda na Universida­de de Western Cape, África do Sul.

Actualment­e, Ana Maria de Oliveira dedica a maior parte da sua investigaç­ão a temas ligados aos costumes e práticas das comunidade­s culturais angolanas e é autora de vários trabalhos de pesquisa antropológ­ica e etnohistór­ica, ligados a autoridade­s tradiciona­is em Angola.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritora está preocupada com a perda da identidade
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritora está preocupada com a perda da identidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola