Jornal de Angola

Enaltecido papel do livro na educação das crianças

- Manuel Barros

O papel do livro na formação das crianças esteve em evidência, este ano, em Cacuaco, durante a 13ª edição do Jardim do Livro Infantil, que reuniu, entre contos e histórias, 800 títulos de autores nacionais, informou, ontem, o director municipal da Hotelaria e Cultura.

Para Henrique Neves, o objectivo do projecto, que era incentivar o hábito da leitura nas crianças do município, foi cumprido devido à grande adesão do público, durante a actividade, resultante de uma iniciativa do Ministério da Cultura, com o apoio das administra­ções municipais.

Os livros, cujos preços rondaram entre os 250 e os 1.000 kwanzas, já têm despertado muito o interesse das pessoas, na opinião do director municipal que defende ser essencial continuar a incutir-se hábitos de leitura nas crianças. Os pais e encarregad­os de educação têm, neste processo, um papel prepondera­nte, por ajudarem a preparar as crianças para o desafio de tornar a leitura um hábito frequente. “Antes, as pessoas passavam por iniciativa­s como o Jardim do Livro sem se importar. Hoje, já vêm com os filhos e dispostos a comprar um livro pelo menos. Os preços baixos também ajudam nesse sentido”, disse.

Entre os vários visitantes que este ano foram ao Jardim do Livro Infantil, alguns, como Manuel Fernandes, elogiaram o projecto e pediram que este fosse também levado, nas próximas edições, o mais próximo possível das comunidade­s distantes. Morador do bairro Caop Prédio, em Cacuaco, Manuel Fernandes disse que decidiu levar este ano a filha e ficou impression­ado com a adesão das pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola