Jornal de Angola

Angola encabeça grupo dos piores classifica­dos

- Honorato Silva | Cairo

A eliminação de Angola, face à derrota (0-1) diante do Mali, proporcion­ou a continuida­de em prova da África do Sul, que saltou da quinta para a quarta posição da lista dos melhores terceiros classifica­dos.

Superados pelo Marrocos e Costa do Marfim, na disputa da primazia no Grupo D, os Bafana Bafana sul-africanos podem agradecer aos Palancas Negras,porteremsi­doincapaze­s de somar o ponto que faltava para garantir a presença nos oitavos-de-final da Taça de África das Nações em futebol.

Com o alargament­o da prova africana de 16 para 24 selecções, os quatro melhores terceiros classifica­dos passaram a ter lugar na fase a seguir aos grupos preliminar­es. Até ao golo de Amadou Haidara, aos 37, estavam apurados, por via do terceiro lugar, República Democrátic­a do Congo, no Grupo A, Guiné Conacri (B), Angola (E) e Benin (F). Quénia (C) e África do Sul (D) ficavam de fora, apesar dos 3 pontos, devido ao saldo negativo de golos de 4 e 1, respectiva­mente.

Bastou um remate à entrada da área, fora do alcance de Tony Cabaça, guarda-redes que ficou pregado à relva para o quadro mudar. Os Palancas Negras caíram com estrondo ao quinto lugar do quadro dos terceiros colocados e abraçaram os últimos, Zimbabwe (A), Burundi (B), Tanzânia (C), Namíbia (D), Mauritânia (E) e Guiné-Bissau (F).

Emresumo,ossul-africanos festejaram o apuramento no hotel, diante da televisão, à espera de saber se fariam a confirmaçã­o da viagem de regresso a Joanesburg­o, ou se iriam desfazer as malas e continuar na competição. Deste modo, estarão sábado às 21h00, no Estádio Internacio­nal do Cairo, a medir forças com o Egipto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola