Jornal de Angola

Cooperação privilegia­da com Cuba

- Diogo Paixão | Havana

Angola poderá beneficiar de uma cooperação privilegia­da com Cuba, que vai permitir ao país enfrentar com êxito algumas endemias, como as hepatites e diabetes, afirmou ontem, em Havana, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, quando fazia o balanço da visita de Estado do Presidente da República à maior Ilha do Caribe.

Angola poderá beneficiar de uma cooperação privilegia­da com Cuba, que vai permitir ao país enfrentar com êxito algumas endemias, como as hepatites e diabetes, afirmou, ontem, em Havana, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Ao fazer o balanço da visita do Presidente João Lourenço a Havana, o ministro lembrou que Cuba está muito avançada nas ciências médicas e biotecnolo­gias.

“Angola precisa de tirar o maior proveito. Há medicament­os que Cuba criou e hoje são de utilização mundial”, frisou.

No domínio do Turismo, Cuba tem um grande potencial. O ministro destacou a Zona Especial de Desenvolvi­mento Mariel, visitada pelo Presidente João Lourenço. Trata-se de um local para o investimen­to internacio­nal, onde estão presentes 20 nações da Europa e América. A perspectiv­a é de que Angola possa ser o primeiro país africano a investir no local.

Para o efeito, o ministro das Relações Exteriores disse que delegações empresaria­is angolanas poderão ir a Cuba constatar as possibilid­ades de investimen­to, através da criação de empresas mistas.

Manuel Augusto sublinhou que a visita do Presidente João Lourenço a Cuba serviu para consolidar os laços de amizade e solidaried­ade entre os dois povos e teve “momentos emocionais”, como as condecoraç­ões recíprocas.

O Chefe de Estado angolano foi condecorad­o com a Medalha de Ordem Nacional José Marti, a mais alta distinção cubana, tendo, por outro lado, sido distinguid­as com a Ordem Agostinho Neto altas figuras do Estado cubano, como o general de Exército Raul Castro e o Presidente Miguel Diaz-Canel.

O ministro das Relações Exteriores sublinhou que a visita serviu, também, para actualizar a cooperação bilateral. Lembrou que nos dois países estão em curso processos de transição e de reformas, particular­mente, na área económica.

“E era necessário adequar os instrument­os jurídicos e as metas estabeleci­das no âmbito da cooperação bilateral”.

O Presidente da República vai permanecer em Cuba para cumprir uma agenda privada.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO| HAVANA ?? Ministro Manuel Augusto
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO| HAVANA Ministro Manuel Augusto
 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | HAVANA ?? Ministro Manuel Augusto apresentou balanço da visita de João Lourenço a Cuba
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | HAVANA Ministro Manuel Augusto apresentou balanço da visita de João Lourenço a Cuba
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola