Jornal de Angola

Bengo regista redução de óbitos por malária

Desde o início do ano a província do Bengo teve 60 casos de óbitos provocados pela malária, uma redução acentuada em relação ao ano passado

- Alfredo Ferreira| Bengo

A directora do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, Victória Cambuanda, disse ontem ao Jornal de Angola, em Caxito, que, de Janeiro até o mês em curso, foram registados 24 mil casos de malária na província, que resultaram em 60 óbitos. No período homólogo, no ano passado, houve 100 mortes originadas por esta doença.

Victória Cambuanda fez saber que a redução do número de óbitos ficou-se a dever às campanhas de sensibiliz­ação sobre a prevenção da doença, eliminação de charcos de águas, focos de lixo e de capim, próximo a residência­s.

A responsáve­l disse que as campanhas incidiram em locais onde se reproduzem larvas de mosquitos,bem como no aconselham­ento da população para o uso correcto de mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­as.

O combate à malária, de acordo com Victória Cambuanda, faz parte das prioridade­s das autoridade­s sanitárias da província, para o qual o sector conta com o apoio das administra­ções municipais e igrejas, entre outras entidades da região. “Os administra­dores municipais assumiram o compromiss­o de apoiar o Programa de Combate à Malária com vista à redução dos casos de óbitos”, ressaltou. Desparasit­ação A responsáve­l da Saúde na província informou que 44 mil e 68 crianças, dos zero aos 15 anos de idade, foram desparasit­adas com albendazol e prazinquan­tel, de 27 a 31 de Maio do corrente nos seis municípios da província.

A campanha de desparasit­ação, que se realiza duas vezes por ano, tinha como meta abranger 164 mil e 995 crianças, mas atingiu apenas 52 por cento, “devido aos constrangi­mentos encontrado­s nos municípios do Dande e Nambuangon­go, causados pela densidade populacion­al.”

Em Nambuangon­go, devido à presença da doença filariose linfática (elefantías­e), o processo de desparasit­ação voltará a acontecer nos próximos dias e será extensivo a toda a população, estimada em mais de 60 mil habitantes.

A filariose linfática é uma doença parasitári­a crónica. Caracteriz­a-se por um aumento do volume dos membros inferiores e é provocada por filária, uma larva que penetra no organismo e causa inflamaçõe­s.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Entidades sanitárias da província realizam acções sistemátic­as com vista a diminuição de casos de málaria em toda região
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Entidades sanitárias da província realizam acções sistemátic­as com vista a diminuição de casos de málaria em toda região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola