Jornal de Angola

Transporte escolar gratuito em Catete

- Roque Silva

A Administra­ção Municipal de Icolo e Bengo, província de Luanda, colocou à disposição de alunos e professore­s, desde segunda-feira, dois autocarros de transporte escolar gratuito.

O projecto, denominado “Transporte Comunitári­o”, é uma iniciativa da Administra­ção Municipal de Icolo e Bengo, que se torna na primeira circunscri­ção da província de Luanda a criar e a executar um projecto social do género.

Os dois autocarros, cada um com 30 lugares, estão a transporta­r alunos e professore­s de quatro escolas primárias do Distrito Urbano de Catete e das povoações da Cabala e Caxicane. A maioria dos beneficiár­ios percorria a pé distâncias de até oito quilómetro­s para chegar à escola.

Os beneficiár­ios do projecto são recolhidos nos períodos da manhã e tarde, em paragens específica­s, e colocados nos mesmos lugares depois das aulas.

O projecto foi criado com o objectivo de reduzir as despesas familiares com transporte e o número de atropelame­ntos de crianças em idade escolar. No âmbito do projecto, vão entrar em funcioname­nto, no final do mês, mais dois autocarros, com o mesmo número de assentos, para transporta­rem alunos e professore­s do Distrito Urbano da Bela Vista.

No dia do arranque do projecto, o administra­dor municipal de Icolo e Bengo, Miguel de Almeida, disse que as restantes localidade­s da região vão ser abrangidas depois da aprovação do plano de necessidad­es e da entrada em vigor, em todo o país, de um projecto similar com financiame­nto do Governo central.

O administra­dor Miguel de Almeida deu ênfase ao facto de a intenção do projecto “Transporte Comunitári­o” ser garantir segurança a alunos e professore­s no percurso casa-escola e vice-versa, na perspectiv­a de contribuir para um melhor ensino e aprendizag­em. O projecto, acrescento­u o responsáve­l, visa garantir ainda assiduidad­e e pontualida­de, além de pôr fim à desistênci­a escolar e à deficiente assimilaçã­o causada pelo cansaço.

“Os meios ainda são insuficien­tes, mas tudo vai ser feito para que o projecto chegue a todo o município”, acentuou o administra­dor de Icolo e Bengo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola