Jornal de Angola

Ex-ministro das Finanças proibido de sair do país

-

O ex-ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe, Américo Ramos, foi libertado na noite de quarta-feira sob fiança, equivalent­e a 100 mil dólares e proibido de ausentar-se do país, disse à Lusa uma fonte da defesa.

A decisão foi tomada por um juiz de instrução criminal, depois de ouvir, durante mais decincohor­as,oantigomin­istro, que estava em prisão preventiva desde 3 de Abril, acusado dos crimes de branqueame­nto de capital, participaç­ão económica em negócio e peculato.

Num comunicado a que a Lusa teve acesso quartafeir­a, o Ministério Público (MP) pediu o arquivamen­to, por “inexistênc­ia de indícios criminais”, de dois processos que envolviam o ex-ministro das Finanças, Américo Ramos, e o antigo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

Em causa, estão os empréstimo­s de 30 milhões de dólares do China Internatio­nal Fund e de 17 milhões de dólares do Fundo do Kuwait, para a requalific­ação do Hospital Ayres de Menezes, na capital são-tomense, ambos acordados durante o Governo liderado por Patrice Trovoada entre 2014 e 2018.

“A instrução preparatór­ia iniciou em 2017 e foram investigad­os os factos que indiciavam abstractam­ente a prática de crimes de corrupção, peculato, participaç­ão económica em negócio e abuso de poderes”, refere um comunicado da Procurador­ia Geral da República (PGR) são-tomense.

Em ambos os processos, o MP são-tomense considerou não existirem indícios suficiente­s, pelo que determinou o arquivamen­to.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola